Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campanha incentiva o descarte correto de absorventes

Campanha incentiva o descarte correto de absorventes

Iniciativa foi desenvolvida por estudantes do curso de Engenharia de Produção por meio da disciplina “Gestão de Projetos”. Materiais informativos foram afixados nos banheiros femininos para orientar usuárias sobre como proceder
por Comunicação publicado: 03/11/2022 07h43, última modificação: 03/11/2022 14h22

Absorvente íntimo, sem dúvida uma invenção que trouxe melhores condições de saúde, higiene e bem estar para as mulheres. Mas assim como outros tantos resíduos, precisa ser descartado de forma correta para evitar danos ao meio ambiente e riscos à saúde dos trabalhadores que coletam o material. Pensando nisso, alunos do curso de Engenharia de Produção do IFMG - Campus Governador Valadares desenvolveram uma campanha informativa voltada à conscientização do público feminino que utiliza os banheiros da instituição.

Campanha informativa descarte correto de absorventesApós pesquisarem sobre o assunto, observarem in loco como se dava o descarte dos absorventes menstruais nos banheiros femininos do Campus e realizarem entrevistas com auxiliares de limpeza, o grupo desenvolveu cartazes e adesivos contendo instruções sobre o modo correto para o descarte do material. As peças foram impressas e afixadas nas salas de aulas e dentro do box dos banheiros (foto ao lado).

A ação foi desenvolvida na disciplina "Gestão de Projetos", ministrada pela professora Thalita Rabelo. “Além de fornecer informações sobre a maneira adequada de se descartar esse resíduo, os objetivos específicos do projeto foram reduzir o consumo de papel higiênico, melhorar a limpeza dos banheiros e evitar o entupimento da rede de esgoto do Campus, pois por falta de conhecimento algumas usuárias descartavam o absorvente diretamente no vaso sanitário”, explica a graduanda Lara Silva Vaz, que integra o grupo juntamente com estudantes Aline Medeiros, André Luis Araújo e Camila Batista.

A equipe revela que dias após a afixação dos adesivos nos banheiros já foi possível perceber a adesão do público feminino à campanha. Para potencializar os bons resultados e levar conhecimento a mais estudantes, os graduandos pretendem replicar o projeto em outras escolas da cidade.

Conheça o material informativo desenvolvido para a campanha:

Cartaz - campanha informativa descarte correto de absorventes