Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus comemora primeira colação de grau do ano

Campus comemora primeira colação de grau do ano

A solenidade ocorreu no auditório da instituição e reuniu cerca de 250 pessoas, entre familiares, amigos e servidores, que vibraram com os formandos em meio a discursos e homenagens emocionantes.
por Comunicação publicado: 21/02/2020 10h26, última modificação: 03/03/2020 10h32

O IFMG – Campus Governador Valadares esteve em festa por concluir a formação de 31 novos profissionais dos cursos de Engenharia de Produção e Tecnologia em Gestão Ambiental. A colação de grau dos estudantes foi celebrada na companhia de familiares, amigos e servidores no último dia 20 de fevereiro, no auditório da instituição.

Educação que gera oportunidades

Após mais de dez anos longe dos bancos escolares, o policial militar Fernando Rodrigues dos Santos, de 52 anos, teve a oportunidade de realizar um sonho antigo: fazer um curso superior. “Na época, estudei sozinho para o Enem e consegui uma nota muito boa que dava para ingressar tanto no curso de Engenharia de Produção como no de Tecnólogo em Gestão Ambiental aqui do IFMG-GV”, explica.

Fernando Santos formandoA opção de Fernando foi pelo da área ambiental por ser ofertado no período noturno, o que permitia conciliar a escala de serviço com os estudos. “Foi uma experiência muito boa; aprendi muito aqui! Animei tanto que já estou fazendo uma pós-graduação na área. O mercado tem exigido mais e mais, não podemos acomodar”. O formando ressalta a importância de a cidade contar com instituições públicas de educação.  “O nível de vida da população da cidade não é alto. Então, pagar uma faculdade é difícil. Mas com o IFMG aqui, se a pessoa se esforçar, estudar pro Enem direitinho ela consegue gratuitamente se formar porque aqui tem vários cursos. É uma oportunidade única”, ressalta.

Confira álbum completo de fotos da Colação no nosso Flickr

A história da jovem Laysa Rachid Gomes, de 23 anos, com o IFMG-GV começou ainda no ensino médio, quando ingressou no curso técnico Integrado em Segurança do Trabalho. “Estou aqui, praticamente, desde a fundação do Instituto na cidade. Na época não tínhamos essa estrutura pronta. Pude acompanhar todo o crescimento do Campus”.

Formanda Laysa Rachid GomesConfiante na formação que recebeu, Laysa conta que não foi nada difícil optar pelo Instituto também para sua graduação. “Professores extremamente capacitados, uma estrutura muito boa, e o fato de eu ser daqui e poder contar com o apoio familiar nessa fase contribuiu para que eu fizesse essa escolha. É muito bom termos em nossa cidade uma instituição pública, gratuita e de qualidade como o IFMG".

Além da formatura, a recém-engenheira celebra também a conquista de uma vaga efetiva no mercado de trabalho. “O curso de engenharia me abriu muitas portas, só tenho que agradecer. Durante a graduação fiz dois estágios e, ao final do último, numa multinacional do setor de mineração, consegui a contratação. Meus planos agora é só ir crescendo mais e mais lá dentro”.

A sessão solene da colação de grau foi presidida pelo diretor Geral do Campus, prof. Willerson Custódio da Silva. Também compuseram a mesa oficial da cerimônia o diretor de Ensino, prof. Tonimar Domiciano Arrighi Senra, as coordenadoras dos cursos de Engenharia de Produção e Tecnologia em Gestão Ambiental, respectivamente, profª Thalita Rabelo Almeida dos Santos e profª Djolse Nascimento Dantas Satler, o patrono e a paraninfa do curso de Engenharia de Produção, respectivamente prof. Rodrigo Marques de Oliveira e profª Tatielle Menolli Longhini, do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, respectivamente, prof. Luiz Filipe Santos Lima e profª Maria Terezinha Silva Neta. O cerimonial foi conduzido pelo pedagogo Marcelo Augusto dos Anjos Lima Martins.

A turma de Engenharia de Produção prestou homenagens ao técnico-administrativo Virgílio Chagas Resende, atual coordenador de Extensão. Já a turma de Tecnologia em Gestão Ambiental homenageou o prof. Evandro Klen Panquestor e o pedagogo Marcelo Augusto dos Anjos Lima Martins.

Desejamos a todos sucesso na caminhada profissional. Continuem contando com o IFMG para a formação de vocês!