Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus realiza Colação de Grau de cursos superiores e técnico subsequente
conteúdo

Notícias

Campus realiza Colação de Grau de cursos superiores e técnico subsequente

publicado: 13/08/2019 14h09, última modificação: 13/08/2019 14h49

O IFMG - Campus Governador Valadares celebrou, na noite da última quinta-feira (8), a Colação de Grau de 50 formandos dos cursos superiores de Engenharia de Produção e Tecnologia em Gestão Ambiental, e também do curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho. 

Familiares, amigos alunos, professores, técnicos-administrativos e funcionários terceirizados da instituição lotaram o auditório para dividir com os novos profissionais a alegria pelo êxito em mais esse importante projeto de suas vidas.

Confira a seguir trechos dos discursos e homenagens proferidas durante a cerimônia 

“A superação precisa ser diária, os desafios não vão parar, mas a nossa coragem precisa sem maior que os nossos medos, a nossa confiança precisa ser maior que as nossas incertezas. Precisamos arriscar, confiar no nosso potencial e ter a certeza de que alcançaremos o sucesso profissional. (..) Nenhum obstáculo será tão grande se a nossa vontade de vencer for maior, tenha coragem de seguir seu coração e suas intuições. Comece agora, de onde você está, use o que você tem e faça o que for preciso para chegar lá.” (Tarciana Maria Silva Amaral, oradora do curso de Engenharia de Produção) 

Paraninfa profa Tatielle“Tenham orgulho de dizer que formaram no IF, uma instituição pública, gratuita e de qualidade. Assim como teremos orgulho em lembrarmos de vocês, como alunos que também nos foram professores em tantos momentos. Lembrem-se: conhecimento é algo que ninguém te tira. E a criticidade é a maior arma em tempos de ignorância. Histórias nunca são de todo fracasso, nem de todo sucesso. São vivências em construção. E vocês estão apenas no começo! Todo sucesso do mundo a vocês. Contem sempre conosco!” (Prof.ª Tatielle Menolli Longhini, paraninfa do curso de Engenharia de Produção) 

“Somos promotores da sustentabilidade, objetivamos a preservação e conservação dos recursos para as gerações presentes e futuras. Para quem se recorda do desenho animado “Capitão Planeta”, somos os protetores do ar, cujo objetivo é a redução da poluição do ar atmosférico; somos os protetores da água e objetivamos menos poluição dos rios e menos desperdício de água; representamos também a terra e objetivamos menos degradação do solo, menos erosão, menos desmatamento; na representação do fogo, objetivamos menos efeito estufa e menos aquecimento global e por fim, representamos o coração, ou seja, o amor pela natureza, pelos animais, pelo meio ambiente e objetivamos uma conscientização de cuidado pelos recursos naturais.” (Jaqueline Priscila Procópio Alves, oradora do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental) 

“... sejam felizes e entusiasmados com o que escolheram e com o que escolherem todos os dias. Não se esqueçam das suas essências, de que existe um motivo por estarem aqui hoje, e também não se esqueçam da felicidade e nem do entusiasmo de hoje, ainda que nos momentos mais difíceis.” (Prof. Tonimar Arregui Senra, paraninfo do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental) 

“Hoje é um dia de vitória para nós. Mas é impossível estar aqui sem lembrar dos momentos de dificuldades que enfrentamos, sobretudo nas aulas de cálculo do professor Willerson. Apesar das disciplinas de exatas serem as mais temidas do curso, com o seu dom de ensinamento e seu carisma, o Willerson conseguia sempre transmitir com simplicidade o seu conhecimento. Conhecimento esse, que não se limitava somente ao conteúdo da matéria, mas em toda sua sabedoria de vida. (Luis Felipe Fortunato Gomes, formando em Engenharia de Produção, em homenagem ao prof. Willerson Custódio da Silva) 

“Todos nós, que passamos pelo IFMG, seja aluno, seja professor, seja servidor, podemos ver o brilho nos seus olhos ao poder ajudar com o que sabe e gosta de fazer. Ser bibliotecário é ser mais do que um servidor que te ajuda a encontrar certa publicação num acervo; é, sim, difundir a paixão pelo mundo de possibilidades que os livros, a leitura, o conhecimento nos abrem”. (Lucas Gomes Pereira, formando em Engenharia de Produção, em homenagem à bibliotecária Elizabeth Aparecida Lopes)

“O nosso escolhido vem de terras longínquas do Norte, mas rapidamente se adaptou ao clima valadarense. É possuidor de várias qualidades técnicas: sabe tudo de recursos hídricos, entende muito do geoprocessamento, vive fazendo bons projetos de pesquisa neste campus, chama atenção pelo português corretíssimo e a formalidade. As qualidades como ser humano não ficam atrás: humilde, dedicado, sincero e super disponível em ajudar.” (Cassio Barbosa Reis, formando em Tecnologia em Gestão Ambiental, em homenagem ao prof. Fábio Cruz) 

Homenagem Beth, Geneci e Fábio“Manifestar nosso apreço e reconhecimento às senhoras e senhores, moças e rapazes que cuidam de cada detalhe para tornar o ambiente aconchegante. Assim, elegemos a senhora Geneci para que por intermédio dela, homenageássemos toda a equipe. Receba o abraço dos formandos em TGA como homenagem e nosso muito obrigado por todo seu trabalho e por todos os sorrisos com que nos cumprimenta.” (José da Silva Oliveira, formando em Tecnologia de Gestão Ambiental, em homenagem à funcionária Geneci Teixeira de A. Braga) 

“A cada dia vencido foi um dia moldado, mesmo estando cansados com as atividades cotidianas (trabalho, faculdade, pós, estágio, filhos e etc.) nós não desistimos, pelo contrário. Criamos laços com pessoas que vamos levar para vida toda e desfizemos laços que nos prendiam, não nos permitindo ser reconstruídos em uma melhor versão de nós.” (Nathália Gonçalves Silva, oradora do curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho).

“Tanto carinho me faz acreditar que a função do professor é muito mais ampla: não se trata de fornecer as respostas mas de ensinar a pensar. O Brasil nunca precisou tanto de pessoas que pensam. O trabalhador nunca precisou tanto de técnicos inovadores, desbravadores, questionadores. Cuidem dos trabalhadores que constroem este país. Não tenham medo de ousar, não tenham mesmo de ser. Não tenham medo de transformar o ambiente de trabalho em algo melhor. Sejam e façam a diferença, tragam melhores dias para todos nós e para o nosso país.” (Prof.ª Maria Terezinha Silva Neta, paraninfa do curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho). 

“Você, com seu jeito amável, suas aulas sempre leves e divertidas nos trouxeram ensinamentos que foram muito além dos conteúdos do currículo. Tivemos aprendizados importantes para a vida. Você soube despertar a nossa admiração de um modo único e se tornou uma inspiração para nós.” (Daisy Cristina M. dos Santos, formanda do curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho, em homenagem à prof.ª Mariana Sarro P. de Oliveira) 

Homenagem funcionária Luana“A você, que nos alegrou com uma boa tarde ou boa noite, que nos presenteou com um largo sorriso no corredor, limpou a sala, apagou as luzes… Hoje nós acendemos os holofotes para retribuir e compreender a grandeza do seu trabalho, que contribuiu no andamento de cada etapa da nossa formação.” (Maria Aparecida Barbosa Oliveira, formanda do curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho, em homenagem à funcionária Luana Vanessa de Paula) 

Dividida em dois momentos, a solenidade teve início com a colação de grau dos formandos dos cursos superiores. A mesa de honra foi presidida pelo diretor Geral do Campus, prof. Willerson Custódio da Silva, que foi escolhido pelos alunos da Engenharia de Produção como professor homenageado. Também compuseram a mesa solene o diretor de Ensino e paraninfo do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, prof. Tonimar Domiciano Arrigui Senra, a coordenadora do curso de Engenharia de Produção, prof.ª Thalita Rabelo Almeida dos Santos, o patrono do curso de Engenharia de Produção, prof. Heitor Cardoso de Brito, a coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, prof.ª Djolse Nascimento Dantas Satler, o patrono do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, prof. Aluízio Henrique da Costa Franklin, a paraninfa do curso de Engenharia de Produção, prof.ª Tatielle Menolli Longhini. A dedicação da bibliotecária Elizabeth Aparecida Soares e da terceirizada Geneci Teixeira de Almeida Braga rendeu a ambas o título de funcionária homenageada. Prof. Fábio Monteiro Cruz foi escolhido pelos formandos em TGA como professor homenageado. 

Mesa de honra TST SUbsequenteA mesa de honra da formatura do curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho foi formada pelo diretor Geral do Campus, prof. Willerson Custódio da Silva, o diretor de Ensino, prof. Tonimar Domiciano Arrigui Senra, a coordenadora do curso do curso, prof.ª Graciela Santos Joana Ferreira de Oliveira, a patrona do curso, Letícia Efrem Natividade de Oliveira; a paraninfa do curso Maria Terezinha Silva Neta. As homenageadas pela turma foram a prof.ª Mariana Sarro Pereira de Oliveira, e a funcionária homenageada pela turma foi Luana Vanessa de Paula. 

A auxiliar de administração Thársilla Marchiori e a assistente em administração Marilda Souza, ambas da Coordenadoria de Controle e Registro Acadêmico, participaram das solenidades na entrega dos certificados de conclusão de curso e o registro da ata do evento. Já ao pedagogo Marcelo Martins colaborou como mestre de cerimônia. 

O IFMG - Campus Governador Valadares se orgulha de tê-los como alunos(as) e deseja a todos(as) muita felicidade e sucesso na caminhada profissional que se inicia.

Confira outros registros fotográficos da colação de grau no Flickr do Campus

Álbum Tecnologia em Gestão Ambiental e Engenharia de Produção

Álbum Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho