Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conto de ficção científica de Ray Bradbury será discutido no próximo Diálogos, dia 05/10

Encontro será realizado em parceria com o projeto de Extensão “Folclore-se: Cidadania Ambiental, Saber é Poder”, durante a VI Semana da Biblioteca.
por Comunicação publicado: 27/09/2022 12h53, última modificação: 05/10/2022 06h15

O conto Um som de trovão, do escritor e roteirista estadunidense Ray Bradbury (1920-2012), estará no centro da discussão do quarto encontro do projeto Diálogos de 2022. O evento acontece no dia 05 de outubro (quarta-feira), às 13h15, no auditório do IFMG - Campus Governador Valadares.

Sobre o conto

O texto foi escolhido pelo professor Wanderson Batista, coordenador do projeto Diálogos. Ele explica que Ray Bradbury é um dos mais populares escritores de ficção científica do século XX.  Sua obra mais conhecida é o romance distópico “Fahrenheit 451”, uma fábula sombria e angustiante sobre os perigos da censura e do controle estatal desmesurado.  Além de romances, o autor publicou diversos contos, alguns considerados exemplares, como é o caso desse que será pautado no Diálogos.

Acesse o texto aqui

Segundo o professor, "trata-se de um texto multifacetado e vanguardista, pois, ao extrapolar preceitos científicos, permite vislumbrar mais claramente as críticas que propõe devido à força imaginativa que exige dos leitores". Wanderson ressalta ainda que essa será a segunda vez, desde o início do projeto, que se terá a oportunidade de discutir uma produção de ficção científica, já que em 2016, foi pautada outra desse gênero, o longa de animação francês “Planeta fantástico”, de René Laloux.

Parcerias

O quarto encontro do Diálogos será realizado em parceria com o projeto de Extensão “Folclore-se: Cidadania Ambiental, Saber é Poder”, durante a VI Semana da Biblioteca. Contará com a participação especial de funcionários e estudantes da Escola Estadual Júlio Soares, instituição atendida pelo projeto Folclore-se.

Participe

O projeto Diálogos é aberto também à participação da comunidade externa. Excepcionalmente neste encontro terá vagas limitadas. Interessados devem se inscrever pelo formulário eletrônico.

campus fica localizado à Av. Minas Gerais, nº 5.189 – Bairro Ouro Verde.

Orientações

Quem tiver interesse no certificado de participação do encontro deverá apresentar documento com o número do CPF, um e-mail válido e um número de celular [whatsapp]. Será necessário também chegar pontualmente no horário de início (13h15) e permanecer até o fim do evento.

Instituições de ensino e afins que desejarem trazer alunos para participarem do encontro, deverão entrar em contato com o coordenador do projeto, prof. Wanderson Batista (wanderson.batista@ifmg.edu.br), ou com o Setor de Extensão () com pelo menos sete dias de antecedência para verificar a disponibilidade dos assentos disponíveis no auditório.

Sobre o projeto

O objetivo principal do Diálogos é maximizar a experiência de leitura por meio da discussão democrática e das diferentes visões e interpretações a respeito do texto escolhido. A coordenação é do professor Wanderson Batista dos Santos, da área de Português/Literatura. Entre as colaboradoras do projeto estão as professoras Etna Castro, da área de Espanhol e Português, Graciela Oliveira, coordenadora do curso técnico Integrado em Segurança do Trabalho (TST), e a bibliotecária Rejane Oliveira.