Você está aqui: Página Inicial > Notícias > México e Brasil: Diálogos possíveis

México e Brasil: Diálogos possíveis

Encontro debateu conto do escritor, fotógrafo, cineasta e roteirista mexicano Juan Rulfo.
por Comunicação publicado: 20/09/2022 11h54, última modificação: 20/09/2022 15h33

No dia 14/09 (quarta-feira), no auditório do IFMG – Campus Governador Valadares, foi realizado o terceiro encontro do projeto Diálogos. Dessa vez, a discussão baseou-se no conto A terra que nos deram, do aclamado autor mexicano Juan Rulfo. O texto foi publicado originalmente na coletânea “El llano en llamas”. A escolha foi feita por uma das integrantes da equipe gestora do projeto, a professora Etna Castro.

Diálogos_setembro2022_profs Lenício e DanielaLogo no início das discussões, cabe ressaltar a participação do professor de História Lenício Dutra, e da professora de Geografia Daniela Cunha, que introduziram, respectivamente, os contextos histórico e geográfico retratados por Rulfo na obra sob análise. Tal contextualização contribuiu para a ampliação dos sentidos da narrativa. Inclusive, a influência do momento histórico sobre o processo criativo de Rulfo foi um dos consensos a que os encontristas chegaram.

Foi um evento rico em discussões e reflexões. Entre os principais fatos e curiosidades citados, pode-se destacar: a Revolução Mexicana de 1917, a reforma agrária ocorrida por volta da mesma época e uma personagem galinácea que provocou os mais interessantes comentários a respeito de suas possíveis representações simbólicas. Além do próprio texto provocativo, foram apresentados vídeo e imagens acerca do autor e de sua obra, organizados pela profa Etna.

Encontro do projeto Diálogos_14set2022 (2)_mural-escola visitante.jpeg

Além dos colaboradores do projeto e dos alunos do IFMG-GV, o evento contou com a grata presença e participação de alunos do 9º ano da Escola Municipal Adélia Ribas, bem como de docentes da referida instituição: professoras Emília Gama (Língua Portuguesa) e Patrícia Duarte (História).

Findado o debate, os participantes receberam um marca-página inspirado no texto-base, confeccionado pela professora Graciela Oliveira, também integrante da equipe gestora do projeto. E, na parte externa do auditório, os alunos Daniele Costa (1º TED), Emiliane Fernandes (2º TED), João Marcos Antônio (2º TST) e Moisés Ramos (3º TED) confeccionaram um lindo mural com ilustrações e lettering inspirados no conto.

Diálogos_14set2022_visita alunos E. M. Adélia Ribas ao Lab. de BiologiaApós o término do encontro, os alunos da Escola Municipal Adélia Ribas assistiram a um vídeo institucional e fizeram uma breve visita técnica por espaços do campus.

Ademais, fica aqui expresso o convite aos leitores para o próximo encontro do Diálogos, que ocorrerá no dia 05/10 (quarta-feira). Mais informações em breve. Venha dialogar conosco!

----------

O texto acima foi escrito pelas estudantes Agatha Victória Vieira dos Santos, Luize Pavani Cunha Gava, alunas do 3º ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente (TMA), e pelas estudantes Jheovanna Souza, Sarah Zumba Caetano, alunas do 3º ano do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho (TST), todas colaboradoras oficiais do Projeto Diálogos em 2022.

Leia mais!

Reflexões sobre a vida e o cotidiano marcam o segundo encontro do Diálogos

Diálogos 2022: uma retomada em grande estilo