Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diálogos 2022: uma retomada em grande estilo

Diálogos 2022: uma retomada em grande estilo

por Comunicação publicado: 18/07/2022 11h35, última modificação: 18/07/2022 11h35

Após dois anos e meio de espera, o projeto Diálogos está de volta neste ano de 2022. O primeiro encontro da edição atual do projeto ocorreu na tarde do dia 13 de julho, no auditório do IFMG - Campus Governador Valadares. Dessa vez foi debatido o conto “A caçada”, da autora Lygia Fagundes Telles.

Lygia Fagundes Telles faleceu em 03 de abril deste ano e deixou muitas obras que, devido aos seus mistérios, prendem a atenção dos leitores, deixando-os com um gostinho de “quero mais”. Além disso, a autora conquistou vários prêmios através de suas histórias.

Após dar as boas-vindas, o coordenador do Diálogos, prof. Wanderson Batista, fez uma breve apresentação da história e da dinâmica do projeto e apresentou a equipe gestora e os colaboradores oficiais. Logo em seguida, a profª Etna Christina exibiu dois vídeos sobre a vida e o legado da autora, com algumas citações de seus textos.

Na sequência, as discussões tiveram início com uma fala do prof. Wanderson a respeito das marcas estilísticas da autora presentes no conto escolhido. Apesar de no início alguns participantes estarem um pouquinho tímidos, ao longo do encontro, todos expuseram suas opiniões e interpretações, e foram realizadas diversas leituras sob a perspectiva de “traumas do passado” e “obsessão”, por exemplo.

A atividade contou com a presença de muitos alunos, do IFMG-GV e da comunidade externa, e de ex-colaboradores de edições anteriores do Diálogos, como George Dutra e Gabriela Araújo Reis, vencedora pela região Sudeste do Concurso “Sua Arte No Livro Didático”, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Gabriela recebeu, inclusive, uma homenagem ao final do encontro.

Por fim, cabe ressaltar a decoração feita com fotos e livros da autora, tudo disposto como se estivesse em uma grande sala de estar; os cartazes e as obras expostas trouxeram um ar aconchegante e inspirador que nos introduziu no mundo lygiano.

“Eu achei o projeto bastante interativo, gostei bastante dessa comunicação do pessoal. Espero que mais pessoas possam vir para o próximo. Superou minhas expectativas, [...] eu achei incrível!”, relatou a aluna Júlia Marcelino de Vasconcelos, do 1º ano do curso Técnico Integrado em Edificações (TED), colaboradora oficial neste ano.

E se você também é apaixonado pelo mundo da literatura, está convidado a dialogar conosco! As informações, incluindo a data, o horário e o local do encontro do próximo mês, serão divulgadas no site e nas redes sociais do nosso Campus.

-------

O texto acima foi escrito pelas estudantes Ester Vieira Benedito, Emiliane Fernandes de Souza, Rebeca Berto Carvalho, alunas do 2º ano do curso Técnico Integrado em Edificações (TED), e pelo estudante Moisés Ramos dos Santos, aluno do  3º ano do curso Técnico Integrado em Edificações (TED), todos colaboradores oficiais do Projeto Diálogos em 2022.