Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reflexões sobre a vida e o cotidiano marcam o segundo encontro do Diálogos

Reflexões sobre a vida e o cotidiano marcam o segundo encontro do Diálogos

por Comunicação publicado: 22/08/2022 14h39, última modificação: 23/08/2022 11h02

O segundo encontro da atual edição do projeto Diálogos ocorreu na última quarta-feira (17), no recém-reformado auditório do IFMG – Campus Governador Valadares. Na ocasião, foram discutidos dois textos: o poema Oração do Milho, de Cora Coralina, e a crônica Eu sei, mas não devia, de Marina Colasanti. O evento contou com a participação de vários alunos, que contribuíram e expuseram seus diferentes pontos de vista.

A crônica de Marina Colasanti foi indicada pela voluntária do projeto Maria Eduarda Firmino, do 3° ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente. Mesmo sendo um texto escrito em 1972, mostrou-se muito atual e fez com que o público ficasse tocado pela força de sua mensagem. Como sugestão da aluna, foi projetado um vídeo da referida crônica, lida por Antônio Abujamra. Ao longo das discussões, foi ressaltada a ideia de sermos acostumados a aceitar tudo que ocorre no nosso dia a dia, e de não querermos protestar para não nos machucarmos.

Diálogos_agosto 2022

O poema de Cora Coralina, por sua vez, foi escolhido pela bibliotecária Rejane Rodrigues, que integra a equipe gestora do projeto. Os versos de Cora propiciaram várias discussões, nas quais se fez menção à fé, esperança, machismo, proletariado e capitalismo. Houve interpretações muito interessantes, como a de que o “milho” poderia ser uma referência à própria autora, cuja vida foi humilde e difícil.

Cabe registrar que os participantes também fizeram interpretações correlacionando os dois textos, o que enriqueceu a discussão. Ao final, o público pôde saborear uma deliciosa broa, a qual fez alusão direta ao poema discutido: “Sou a broa grosseira e modesta do pequeno sitiante”.

É bom ressaltar ainda que, antes do início do encontro, todos puderam conferir, no painel da parede externa do auditório, um mural feito a giz inspirado nos textos das duas autoras.  A arte foi assinada pelos alunos Rafael Araújo Reis (1º ano do curso Técnico Integrado em Edificações/TED), Gabriela Araújo Reis (Engenharia Ambiental e Sanitária) e Kalebe Gomes Quaresma (2º ano do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho/TST). E, ao chegar ao auditório, todos receberam, como lembrança, marca-páginas estilizados, criados pela professora Graciela Santos Joana Ferreira de Oliveira, integrante da equipe gestora.

Diálogos_agosto 2022

Muitos alunos e docentes do IFMG-GV participaram do encontro, incluindo ex-alunos. “Achei uma experiência incrível, […] nós reunimos e discutimos a situação social, não somente a atual, mas também como nosso país foi desenvolvendo e criando a cultura de se acostumar com as coisas, se acostumar com a situação que o proletariado vive. […] Como acompanho o projeto Diálogos desde 2018, perceber essa evolução e os posicionamentos, principalmente os meus, como foram evoluindo conforme ouvia a opinião de outras pessoas, [...] é sensacional! Porque eu vejo o quanto o Diálogos me ajudou a desenvolver meu pensamento crítico”, declarou Waleska Bruna Lima de Oliveira, ex-aluna do curso técnico integrado em Segurança do Trabalho e ex-voluntária do projeto, que atualmente cursa Astronomia na UFRJ.

Rafael Araújo Reis (1° TED) contou sobre sua experiência no encontro e na arte do mural: “Foi o primeiro encontro que fui, mas eu gostei bastante, os participantes falaram muito bem, e os organizadores são muito bons. [...] A parte do mural foi muito ‘estressante’, porém valeu a pena. Os desenhos demandaram muito do nosso tempo e teve momentos em que precisei refazê-los algumas vezes, mas no final valeu a pena, pois ficaram lindos”.

Convidamos você que se interessa pela arte da literatura para vir dialogar conosco em setembro. A data, horário, local e texto do próximo encontro serão divulgados em breve nos canais oficiais do Campus. Contamos com sua presença!

----------

O texto acima foi escrito pelos estudantes Juan Sérgio Moura Silva, Júlia Marcelino de Vasconcelos, Luka Chaves Silva, alunos do 1º ano do curso Técnico Integrado em Edificações (TED), e pela estudante Maria Eduarda Firmino da Silva, aluna do 3º ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente (TMA), todos colaboradores oficiais do Projeto Diálogos em 2022.