Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária promove visita técnica a aterro sanitário

por Comunicação publicado: 01/09/2022 12h39, última modificação: 01/09/2022 13h26

Estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do IFMG - Campus Governador Valadares tiveram mais uma oportunidade diferenciada de aprendizado. Na última sexta-feira, dia 29 de agosto, visitaram o aterro sanitário da Vital Engenharia Ambiental, localizado no município de Santana do Paraíso, a cerca de 100Km de Governador Valadares. A comitiva do IFMG foi recepcionada pela historiadora e técnica em meio ambiente Marlene Maria de Souza, que apresentou a rotina operacional do empreendimento.

“Os estudantes puderam conhecer na prática a complexidade operacional de um aterro sanitário considerado de grande porte, consolidando os estudos teóricos aprendidos nas disciplinas de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e de Projetos de Aterro Sanitário e Industrial”, explica professor Luiz Fernando Rocha Penna, coordenador do curso. Também acompanhou a atividade o professor Arnaldo José Cambraia Neto.

Empreendimento modelo

De acordo com Penna, o aterro sanitário da Vital Engenharia Ambiental é considerado modelo no Estado de Minas Gerais e no Brasil. Atualmente, recebe resíduos de 42 municípios mineiros, operando com uma licença de 1.000 toneladas diariamente, gerando por hora 7m3 de chorume, produto da decomposição anaeróbica da matéria orgânica presente nos resíduos sólidos domésticos. Governador Valadares é o município que mais destina resíduos para o aterro com, aproximadamente, 240 toneladas diariamente.

Visita técnica alunos EAS à Vital Engenharia_Usina termelétricaO aterro possui uma autoclave para tratamento térmico de Resíduos de Serviço de Saúde (RSS). Os graduandos de Engenharia Ambiental e Sanitária puderam observar como é feito esse tratamento bem como o pátio de compostagem de poda de árvores. Além disso, conheceram a estrutura da usina termelétrica instalada no próprio aterro que gera energia através do gás metano gerado também da decomposição anaeróbica dos resíduos orgânicos.

“A vista técnica no aterro da Vital foi muito importante, uma vez que proporcionou aos alunos a oportunidade de conhecer as melhores práticas de gerenciamento de resíduos sólidos da região, complementando os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula”, avalia a estudante Maria Neide Duarte.

Dar destino final ambientalmente correto aos resíduos é obrigação dos municípios desde de 2010 com o advento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) - Lei 12.305/2010.

“Agradecemos à técnica Marlene Maria de Souza e à Vital Engenharia Ambiental pela recepção e ensinamentos durante a visita técnica”, registra prof. Penna.