Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diálogos 2024 estreia com conto da multifacetada e imortal Conceição Evaristo

Diálogos 2024 estreia com conto da multifacetada e imortal Conceição Evaristo

Evento acontece no dia 27 de março, às 13h15, no auditório do IFMG-GV. É aberto à participação da comunidade externa mediante inscrição prévia
publicado: 22/03/2024 13h01, última modificação: 22/03/2024 19h50

O primeiro encontro do Projeto Diálogos (edição 2024) debaterá o conto "Maria", de uma autora contemporânea fundamental: Conceição Evaristo. Nascida em 1946 na capital mineira, Belo Horizonte, desde a infância quando iniciou a educação formal, valorizava e interiorizava a oralidade como meio de contar histórias. Esse movimento fomentou a formação acadêmica como mestre e doutora vinculando sua formação à literatura comparada.

Atualmente, Conceição Evaristo é reconhecida escritora, romancista, ensaísta, poeta, contista que apresenta em suas produções uma visão crítica da sociedade ao mesmo tempo que de maneira sensível,  dá voz aos seus personagens para desconstruir preconceitos e descolonizar o pensamento racista de homens e mulheres. A produção artística de Evaristo expressa a capacidade de representação e de autorrepresentação a partir das “escrevivências”, termo cunhado pela autora para dizer das narrativas que unem vivência e experiência de uma coletividade.

Conceição EvaristoComo mulher negra intelectual, faz um apelo: "Antes de lerem nossos textos já fazem um pré-julgamento, ou dizem que a autoria negra é uma autoria de militância. Mas é preciso conhecer os textos. Peço muito para as pessoas que não leiam apenas minha biografia, porque ela é importante sim, porque ela contamina meu texto, mas por favor leiam meu texto” .

Destacamos algumas obras: Ponciá Vicêncio (2003); Becos da memória (2006); Poemas de recordação e outros movimentos (2008); Insubmissas lágrimas de mulheres (2011); Olhos d’água (2014) (obra em que contém o conto Maria, escolhido para o primeiro encontro do projeto); Histórias de leves enganos e parecenças (2016); Canção para ninar menino grande (2018). No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a poeta e ficcionista belo-horizontina, Conceição Evaristo, tomou posse na Academia Mineira de Letras (AML).

Venha dialogar conosco! Estudantes, servidores, funcionários terceirizados e comunidade externa estão convidados para o encontro do Diálogos, agendado para o dia 27 de março, às 13h15, no auditório do IFMG - Campus Governador Valadares.

ACESSE AQUI O CONTO "MARIA"

Participação da comunidade

Instituições de ensino e afins que desejarem trazer alunos para participarem do encontro, deverão entrar em contato pelo e-mail projetodialogos.gv@ifmg.edu.br. É ideal que o contato seja feito com, pelo menos, dois dias de antecedência, a fim de se verificar a capacidade de assentos disponíveis no auditório.

Certificação

A certificação é possível desde que o(a) participante: participe do encontro do início ao término; assine a lista de presença com todos os dados solicitados completa e corretamente e solicite o certificado, em até 48h, por meio de mensagem ao e-mail projetodialogos.gv@ifmg.edu.br

Equipe atual do projeto

A coordenação do Diálogos é do professor Wanderson Batista, da área de Português. A equipe gestora é composta também pelas professoras Etna Castro, da área de Espanhol e Português; Débora Braga, da área de Literatura Brasileira e Língua Inglesa; Kênia Brant, da área de Arte; e pela bibliotecária Rejane Oliveira.

Integram também o projeto, como voluntários, os seguintes estudantes dos cursos Técnicos Integrados: Ana Beatriz de Oliveira Ribeiro; Ana Clara Letícia Pinto; Ana Sofia Nascimento; Artur Abner Nunes Silva; Bruna Cândida Pereira; Carlos Valentim Cândido Mouro; Elias Nacif Rodrigues dos Santos; Emilly de Souza Silva; Felipe Augusto Santos; Flávia Pimenta Schuina; Hector Silva Araújo Rodrigues; Júlia Lorentz Villaça; Lara Gabrielly Nazaro Rodrigues da Silva; Luiz Miguel Batista Gonçalves; Maria Eduarda Costa Cardoso; Maria Lúcia Santos Rangel de Almeida; Marihelly Medeiros Silva; Pedro Gabriel Rocha da Silva; Rafael Guerra Oliveira; Rafael Johann Krussmann; Rhyllary Sarah Gomes de Souza; Ryquelme Gonçalves da Silva; Victor de Oliveira Velame; Vitor Moisés Gonçalves Pereira; Yllion Emanuel Faria de Oliveira.

Fontes citadas:

-------------------