Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diálogos de setembro discute conto do renomado escritor mexicano Juan Rulfo

Diálogos de setembro discute conto do renomado escritor mexicano Juan Rulfo

Atividade acontece no próximo dia 14, às 13h15, no auditório do Campus. É gratuita e aberta à participação da comunidade externa. Leia o texto e venha dialogar conosco!
por Comunicação publicado: 05/09/2022 10h50, última modificação: 09/09/2022 10h45

O terceiro encontro da edição 2022 do projeto Diálogos, marcado para o dia 14 de setembro, às 13h15, no auditório do IFMG – Campus Governador Valadares, discutirá o conto A terra que nos deram, do escritor, fotógrafo, cineasta e roteirista  Juan Rulfo. A obra é um manifesto de denúncia social e política e uma amostra exemplar da genialidade do autor.

Leia aqui o conto "A terra que nos deram"

Conheça mais!

"Versatilidade caracteriza Juan Rulfo", assevera a professora de espanhol do Campus, Etna Castro, que sugeriu o texto para o encontro deste mês. A docente explorou a obra do escritor em seu trabalho final de graduação. Segundo ela, a obra de Rulfo "apesar de curta, é de um legado ímpar, considerado um dos mais intensos da literatura contemporânea do século XX.

Em 1955, Rulfo publicou “Pedro Páramo”. O romance, vencedor do Prêmio Xavier Villaurrutia, trouxe-lhe fama mundial e reconhecimento da crítica. "É considerado hoje como uma das obras fundamentais da América Latina e da história da literatura mexicana do último século. Devido à sua técnica narrativa inovadora, influenciou uma geração de grandes escritores, como Gabriel García Marquéz, Carlos Fuentes e Julio Cortázar. Os personagens de Rulfo, em sua maioria camponeses, refletem os problemas socioculturais do México e, por extensão, de todos os países latino-americanos. O monólogo interior, a fusão entre realidade e fantasia, a vida em anonimato, os cenários rurais e pós-revolucionários do México são alguns dos elementos que permeiam o estilo do escritor".

Sobre o Diálogos

O objetivo principal do projeto Diálogos é maximizar a experiência de leitura por meio da discussão democrática e das diferentes visões e interpretações a respeito do texto escolhido. A coordenação é do professor Wanderson Batista dos Santos, da área de Português/Literatura. Entre as colaboradoras do projeto estão as professoras Etna Castro, da área de Espanhol e Português, Graciela Oliveira, coordenadora do curso técnico Integrado em Segurança do Trabalho (TST), e a bibliotecária Rejane Oliveira.

O projeto é aberto também à comunidade externa. Venham dialogar conosco!

Orientações

Quem tiver interesse no certificado de participação do encontro deverá apresentar documento com o número do CPF, um e-mail válido e um número de celular [whatsapp]. Será necessário também chegar pontualmente no horário de início (13h15) e permanecer até o fim do evento.

Instituições de ensino e afins que desejarem trazer alunos para participarem do encontro, deverão entrar em contato com o coordenador do projeto, prof. Wanderson Batista (wanderson.batista@ifmg.edu.br), ou com o Setor de Extensão () com pelo menos sete dias de antecedência para verificar a disponibilidade dos assentos disponíveis no auditório.