Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diálogos debaterá conto do literato argentino Julio Cortázar

Diálogos debaterá conto do literato argentino Julio Cortázar

publicado: 02/07/2018 14h20, última modificação: 27/07/2018 11h29

No dia 27 de julho, às 13h, no auditório do IFMG - Campus Governador Valadares, acontecerá o quarto encontro em 2018 do projeto Diálogos. Na oportunidade, será discutido um texto basilar da literatura latino-americana que possibilita leituras diversas e intriga até hoje: Casa tomada, de Julio Cortázar.

Baixem o texto e venham dialogar conosco. Esperamos vocês!

Confira como foi o último encontro do projeto

No dia 20 de junho, no auditório do IFMG - Campus Governador Valadares, aconteceu o terceiro encontro do ano do projeto Diálogos. O texto escolhido foi “Incentivos”, capítulo do livro “O que o dinheiro não compra: os limites morais do mercado”, do filósofo estadunidense, Michael J. Sandel. O texto é uma obra polêmica que relata e discute situações cotidianas nas quais o dinheiro é utilizado para comprar as coisas mais inusitadas, que inicialmente não seriam consideradas apropriadas a serem vendidas.

Confira fotos no Flickr do Campus

Durante o encontro vários temas foram trazidos para a discussão, como a moral e a ética diante de situações conflituosas envolvendo moradores de rua, em que a necessidade e o vício eram predominantes; o poder de decisão que as mulheres modernas possuem; os modelos de vida de diversas classes sociais, entre outros.

Esse terceiro encontro contou com a presença de quase uma centena de pessoas, entre alunos, servidores e outros convidados, e todos interagiram e participaram da discussão. Vale destacar a grande participação de alunos dos 1os anos, os quais têm contribuído consideravelmente a cada encontro realizado não somente com a presença, mas também com a notável participação, sendo que muitas das discussões foram iniciadas e discorridas por eles.

Encontros como esse nos faz enxergar o potencial que o projeto Diálogos tem e o quanto ele ainda pode crescer por nos proporcionar uma gama de conhecimento, prática de leitura, mostrando-nos outras perspectivas sobre um determinado tema.

Não temos dúvidas de que texto discutido proporcionou a todos uma discussão memorável, fazendo-nos ampliar os horizontes da leitura. Durante a conversa, não percebemos o tempo passar. E, se pudéssemos, o encontro teria se estendido por muito mais tempo!

---------
*O texto acima foi escrito pelos alunos: Arthur Torres Coelho, Daniel Alves Pereira e Luma Maria Pimenta Neves (2º ano do Curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho - TST), colaboradores diretos do Projeto Diálogos em 2018. / Edição de texto: Fernanda Melo, jornalista do Campus.