Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diálogos: primeiro encontro de 2024 reflete sobre o conto “Maria” de Conceição Evaristo

publicado: 11/04/2024 11h10, última modificação: 11/04/2024 17h46

O primeiro encontro da 7ª edição do projeto Diálogos aconteceu no dia 27 de março, no auditório do IFMG - Campus Governador Valadares. Desta vez, a reflexão foi sobre o conto "Maria", de Conceição Evaristo, escritora aclamada por seus trabalhos que têm como principal marca a exposição da experiência de opressão e marginalidade, com forte valorização da memória ancestral de povos afro-brasileiros. O texto foi escolhido pela professora Kênia Brant e narra a história de uma mulher negra chamada Maria, que trabalha como empregada doméstica e enfrenta uma série de desafios em sua vida cotidiana.

O encontro foi apresentado pela professora Kênia, que, antes de dar início à discussão, introduziu a autora, falando sobre sua trajetória de vida e na literatura, além de exibir um vídeo da própria Evaristo falando da criação do termo “escrevivência”, termo que descreve como a vida e a obra de todos os autores se influenciam mutualmente.

No início da discussão, refletiu-se temas como o racismo, a banalização da violência no meio urbano, a desigualdade social, a manipulação e idealização entre Maria e seu ex-companheiro e a inocência de Maria que não pensava em sua morte, mas somente em suas tarefas. Comentários feitos pelos participantes possibilitaram uma reflexão da história para tempos futuros e passados: “qual era a relação entre maria e seu ex-companheiro?”, “o que aconteceu com os filhos dela?” ou até “e se fosse diferente?”, “o julgamento seria o mesmo se ela não fosse negra?”, “teríamos uma atitude diferente daquelas pessoas se estivéssemos dentro do ônibus?”, entre outros questionamentos que foram levantados e debatidos.

Na conversa, foram explorados também os elementos metafóricos do texto: a faca-laser que corta até a vida como uma ferramenta de opressão que portamos; a sacola pesada que ela carregava, como um fardo; o corte em sua mão, como se já estivesse marcada, condenada; a espera pelo ônibus que poderia representar esperança.

Nesta edição do Diálogos, esteve presente a poeta, professora, socióloga e escritora valadarense Lana Alpino, pós-graduada em africanidades, quem contribuiu significativamente para a discussão acerca do racismo sofrido pela personagem Maria. Ao final do encontro, a escritora declamou o poema autoral "É negra! É negro!", e o poema "Vida Loka", de Sérgio Vaz. O primeiro trata de questões raciais citadas e desenvolvidas no desenrolar da discussão. Já o segundo aborda a literatura de uma maneira bem atípica distanciando-a de sua imagem culta ou elitista.

Após a inspiradora declamação de poemas, foram sorteados dois livros: "Olhos D'água", de Conceição Evaristo, e "Noutras Perspectivas”, da poeta Lana Alpino. Marcos Jeremias, aluno do 1º TED, e Ana Clara Letícia, 3º TST, foram os sortudos da vez.

Programe-se!

O próximo encontro do Diálogos acontecerá dia 22 de maio, às 13h15, no auditório do IFMG-GV. Esperamos que a discussão seja tão interessante e enriquecedora quanto essa foi. Fique atento às atualizações e venha dialogar conosco!

-------------------

Confira a equipe de estudantes-voluntários que ficou responsável pela mídia deste encontro:

Equipe de fotos:
Ana Clara Letícia Pinto, Bruna Cândida Pereira, Elias Nacif Rodrigues dos Santos / Equipe de vídeo: Flávia Pimenta Schuina, Júlia Lorentz Villaça, Yllion Emanuel Faria de Oliveira / Equipe de texto: Felipe Augusto Santos e Hector Silva Araújo Rodrigues. Os alunos foram tutorados pela professora Débora Braga e Kênia Brant.