Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diálogos: último encontro de 2022 discute conto de Lima Barreto

Diálogos: último encontro de 2022 discute conto de Lima Barreto

Encontro acontece no dia 16 de novembro, às 13h, no auditório do Campus. Veja como participar!
por Comunicação publicado: 08/11/2022 14h05, última modificação: 09/11/2022 11h25

O sexto e último encontro de 2022 do projeto Diálogos debaterá o conto O pecado, do jornalista e escritor brasileiro Lima Barreto (1881-1922). O evento acontecerá no próximo dia 16 de novembro, às 13h, no auditório do IFMG - Campus Governador Valadares.

Conheça o autor

De acordo com o professor Wanderson Batista dos Santos, coordenador do projeto, Lima Barreto “foi um escritor muito à frente de seu tempo”. Ele explica que o literato é visto por muitos como um autor ‘pré-modernista’, mas que na atualidade é possível assegurar que ele foi mais moderno que muitos dos próprios modernistas.

Negro, de origem humilde, desde cedo, enfrentou muitas dificuldades, mas nem por isso se calou; ao contrário, denunciou como poucos as injustiças sociais de sua época. “Sem papas na língua, sempre com ironia mordaz, estilo provocativo e inovador, [Lima Barreto] incomodou muitos em sua época”, pontua o docente.

“Hoje, impossível desvincular a literatura brasileira da figura de Lima. A genialidade de seus textos tem sido cada vez mais atestada. O autor foi, e é, uma voz contundente na denúncia do racismo, machismo e outras injúrias sociais. Ler sua obra é ler o Brasil, haja vista, por exemplo, o clássico ‘Triste fim de Policarpo Quaresma’”, avalia prof. Wanderson.

O sexto encontro do Diálogos integra a programação da VI Semana da Consciência Negra, organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFMG - Campus Governador Valadares. O texto a ser debatido foi escolhido pela professora Graciela Oliveira, integrante da equipe gestora do projeto e membra do NEABI.

Participe

O objetivo principal do projeto Diálogos é maximizar a experiência de leitura por meio da discussão democrática e das diferentes visões e interpretações a respeito do texto escolhido.

A atividade é aberta também à participação da comunidade externa. O campus fica localizado à Av. Minas Gerais, nº 5.189 – Bairro Ouro Verde.

Venha dialogar conosco! Acesse aqui o texto "O Pecado".

Orientações

Quem tiver interesse no certificado de participação do encontro deverá apresentar documento com o número do CPF, um e-mail válido e um número de celular [whatsapp]. Será necessário também chegar pontualmente no horário de início (13h) e permanecer até o fim do evento.

Instituições de ensino e afins que desejarem trazer alunos para participarem do encontro, deverão entrar em contato com o coordenador do projeto por e-mail (wanderson.batista@ifmg.edu.br), com pelo menos sete dias de antecedência para verificar a disponibilidade dos assentos disponíveis no auditório.

Equipe do projeto

A coordenação do Diálogos é do professor Wanderson Batista dos Santos, da área de Português/Literatura. Entre as colaboradoras do projeto estão as professoras Etna Castro, da área de Espanhol e Português, Érica Bodevan, da área de Literatura Brasileira e Língua Inglesa, e Graciela Oliveira, coordenadora do curso técnico Integrado em Segurança do Trabalho (TST), e ainda a bibliotecária Rejane Oliveira.