Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Diálogos: um encontro com duas grandes musas

Projeto Diálogos: um encontro com duas grandes musas

por Comunicação publicado: 04/11/2022 12h15, última modificação: 05/11/2022 10h17

Na última segunda-feira (31), ocorreu, no auditório do IFMG – Campus Governador Valadares, o penúltimo encontro da edição atual do Projeto Diálogos. As obras selecionadas para pautar a discussão, escolhidas pela professora Etna Castro (membro da equipe gestora), foram: o poema Fanatismo, de Florbela Espanca, e a pintura Autorretrato como Tehuana, ou Diego em Meu Pensamento, de Frida Kahlo.

Inicialmente, o encontro contou com uma introdução da mais nova integrante da equipe gestora do projeto, a professora Érica Bodevan (Língua Inglesa e Literatura Brasileira), que apresentou sucintamente a vida e obra dessas grandes mulheres surrealistas do âmbito artístico-político. Após a sua fala e a exibição de vídeos, pudemos cortejar a apresentação da aluna Ana Clara Almeida (2º TST), a qual cantou e tocou lindamente em seu violão a versão musicada do poema de Florbela, feita pelo antológico músico cearense, Fagner, cuja biografia fora explorada num momento anterior pela profa. Etna.

Diálogos_encontro do dia 31/10/2022Com relação aos assuntos discutidos no evento, cabe ressaltar o fato de que ambas as autoras viveram em épocas em que o poder de voz feminino era muito reduzido. Além disso, percebeu-se como elas sofreram e foram marcadas por casos amorosos intensos – a portuguesa Florbela destaca em seus versos a total submissão a seu amado, que chega a ser deificado pelo eu lírico. Já a mexicana Frida, em sua fama de fazer autorretratos, demonstra o seu total fanatismo para com seu marido Diego Rivera, que é retratado na testa da pintora, presa ao que se parecem raízes, remetendo à sua enorme obsessão para com seu grande amor.

Devido a tais aspectos, os textos deram base a uma rica discussão e reflexão sobre pautas que envolveram o empoderamento feminino, a paixão e a obsessão, entre outras. As obras ainda revelaram importantes traços sobre amor, angústia, erotismo e transcendentalidade. Em uma era em que ainda persiste o preconceito, textos assim são de suma importância para a ascensão da mulher, não só no ramo artístico, mas também social, cultural e político.

Além disso, vale destacar a participação das alunas Isabele Vitória de Sousa e  Rayssa Marques (1º TST) e Maria Eduarda Santos (3º TST), que contribuíram na construção do belo mural externo inspirado nas obras trabalhadas.

Mural encontro Diálogos_31out2022

Por fim, a equipe do Diálogos agradece os participantes, oficiais ou não, e já convida a todos para o último encontro da edição de 2022, que ocorrerá no dia 16 de novembro, durante a VII Semana da Consciência Negra do IFMG – Campus Governador Valadares. Grandes expectativas quanto aos temas a serem discutidos! Em breve, mais informações em nossas mídias sociais.

-------------
O texto acima foi escrito pelos estudantes Flávio Vinícius de Araújo Vitor Marino; Rafael Ferrari Luz; Tayná Valeriano Cunha, alunos do 1º ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente (TMA), e pela estudante Sofia Laura Ribeiro da Silva, aluna do 2º ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente (TMA), todos colaboradores oficiais do Projeto Diálogos em 2022. Revisão: prof. Wanderson Batista dos Santos.