Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diálogos: uma viagem no tempo!

Diálogos: uma viagem no tempo!

por Comunicação publicado: 26/10/2022 13h30, última modificação: 26/10/2022 13h56

Já pensou em viajar no tempo? Pois foi o que aconteceu no dia 05 de outubro, no auditório do IFMG – Campus Governador Valadares. O quarto encontro do projeto Diálogos ocorreu desta vez durante a VI Semana da Biblioteca. A discussão teve por base o texto “Um som de trovão”, escrito na década de 50 por Ray Bradbury, autor do aclamado romance “Fahrenheit 451”. O texto escolhido pelo professor Wanderson Batista, coordenador do projeto, trata-se de um conto de ficção científica sobre viagem no tempo.

Entre os principais pontos que foram discutidos e enriqueceram a discussão, pode-se destacar o “efeito borboleta”, o qual integra parte da “teoria do caos”, que, por sua vez, alude a várias características dos sistemas caóticos, conforme explanou o professor de física Rodrigo Marques.

Encontro Diálogos_05/10/2022_participação E E Júlio SoaresVale ressaltar que o encontro contou com a presença de um número expressivo de alunos e professores da Escola Estadual Júlio Soares, instituição atendida pelo projeto de extensão coordenado pela professora Mariana Sarro – “Folclore-se! Cidadania Ambiental: Saber é Poder” – o qual foi parceiro do Diálogos para execução deste encontro. Além desse público, o evento contou também uma presença numerosa de alunos e professores do IFMG-GV e público externo.

Mais uma vez, o bate-papo rendeu bastante e, inspirados pelo texto de Bradbury, alunos da Escola Estadual Júlio Soares e do IFMG – Campus Governador Valadares confeccionaram, exclusivamente para o momento, belos desenhos e poemas que estamparam marca-páginas, estilizados por alunas do campus, os quais foram distribuídos ao término do evento (acesse os links a seguir para ver os desenhos e ler os poemas na íntegra).

Ao final do encontro houve um momento de partilha de lanches. Além de tudo isso, ainda foi possível prestigiar, na parte externa do auditório, a arte a giz inspirada no texto e feita a mão pelos alunos João Marcos, Pedro Gabriel, Pedro Henrique e Kalebe Gomes (todos do 2° TST).

Mural Diálogos_encontro do dia 05/10/2022

Ainda neste mês haverá o quinto encontro do Diálogos. Que fique ostensivo o convite para este debate que ocorrerá dia 31/10 (segunda-feira). Mais informações serão dadas em breve. Venha dialogar conosco!

----------

O texto acima foi escrito pelas estudantes Sofia Valadão Campos Dell-orto; Yasmin Brito Thomaz, alunas do 2º ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente (TMA), e pelos estudantes Bryamm Souza Nascimento; Karen Cristine de Freitas dos Santos, alunos do 2º ano do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho (TST), todos colaboradores oficiais do Projeto Diálogos em 2022.

Leia mais!

México e Brasil: Diálogos possíveis

Reflexões sobre a vida e o cotidiano marcam o segundo encontro do Diálogos

Diálogos 2022: uma retomada em grande estilo