Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docente faz palestra sobre clima e saúde para estudantes de enfermagem

Docente faz palestra sobre clima e saúde para estudantes de enfermagem

publicado: 30/05/2019 08h19, última modificação: 30/05/2019 08h21

Em comemoração à Semana da Enfermagem da Escola Técnica José Rodrigues da Silva, a professora Daniela Martins Cunha, da área de Geografia/Climatologia do IFMG – Campus Governador Valadares, ministrou a palestra “Clima e Saúde: diálogos possíveis”. A participação da docente no evento, que teve como público-alvo estudantes dos cursos de Enfermagem da instituição, ocorreu nos dias 14 e 18 de maio.

Durante sua apresentação, a docente ilustrou diversas situações relacionadas ao tema com a intenção de demonstrar aos estudantes que o clima por si só não gera doença, mas pode influenciar na ocorrência e disseminação das mesmas. “Nos dias de mais chuvas podem ocorrer inundações e a água contaminada ocasionar doenças como a diarreia, além da proliferação dos vetores da dengue; as altas temperaturas do ar podem, por exemplo, ter relação direta com doenças alérgicas e cardiovasculares; em dias de estiagem é comum ocorrer queimadas, as quais poluem o ar e podem ocasionar doenças respiratórias”, explicou a professora.

“Agradeço à Escola pelo convite e a oportunidade de falar aos estudantes do curso técnico em enfermagem sobre as influências do clima na saúde, uma vez que a maioria das pessoas não relacionam estas temáticas”, conclui Daniela.