Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Drops: Uma nova fase do projeto Diálogos

Drops: Uma nova fase do projeto Diálogos

por Comunicação publicado: 14/06/2023 10h18, última modificação: 14/06/2023 12h22

O já tradicional projeto Diálogos estreou uma nova fase: o Diálogos Drops, desejo antigo dos organizadores, como explica o coordenador do projeto, professor Wanderson Batista. “Desde que iniciamos, tínhamos em mente atingir de forma mais contundente o público do período noturno. Apesar da ampla divulgação do Diálogos no formato tradicional, sabemos das limitações que alguns possuem para participar no turno vespertino. O Drops veio para flexibilizar o projeto, de modo que abranja as mais diversas pessoas; no caso, principalmente alunos e professores do noturno, e, claro, a comunidade externa como um todo”.

Prof. Wanderson esclarece que a proposta desse novo formato é a realização de encontros mais curtos, de 40 a 50 minutos. Daí a alcunha de “drops”, na ideia de “gotas”, edições mais  cronometradas. Segundo ele, outra novidade é a leitura mediada. "É possível que se faça a leitura prévia, mas de todo modo a leitura e/ou exibição integral do texto será feita nesses encontros", detalhou.

Diálogos Drops_31/05/2023

Diálogo com Cecília Meireles

Na primeira edição do Drops, realizado no dia 31 de maio, o texto discutido foi a crônica João, Francisco, Antônio, de Cecília Meireles. A obra rendeu uma discussão muito proveitosa, e a timidez inicial foi dando lugar ao aconchego da literatura e do prazer do debate.

Segundo o coordenador do Diálogos, está programado mais um Drops ainda para este ano. “Após esse primeiro, a sensação é de dever cumprido. Agradeço a toda equipe do projeto, aos alunos e professores que puderam participar. Tivemos, inclusive, um público excelente, contando com pessoas do público externo também; agradeço-os também. Tivemos um retorno superpositivo, sentimo-nos abraçados e estamos muito motivados a levar adiante essa tarefa e ansiosos pelos próximos”, concluiu.

Opiniões

“No dia 24/05 foi a primeira vez que participei do Diálogos e gostei muito. Hoje, dia 31/05, participei pela segunda vez. Confesso que gostei muito do projeto, pois todos têm seu ponto de vista respeitado e as discussões são muito ricas; espero poder participar dos próximos”, afirmou Raul Júnior Gomes Freitas, aluno do 5º período do curso de Engenharia de Produção.

“Conheci o Diálogos no ano 2022 através de um convite do professor Wanderson. Foi uma experiência ímpar, pois fizemos uma conexão de projetos de extensão do IFMG e escola da rede estadual. Isso possibilitou a participação de um público bem diversificado naquela edição. A maneira que o Diálogos traz para público a reflexão sobre o tema abordado é realmente inédita e muito inclusiva. São observadas contribuições intelectuais de maneira dialogada e muito reflexivas. Na edição-piloto do Diálogos Drops, no último dia 31/05, tive a honra do convite a participar do encontro e mais uma vez  nada menos do que o esperado desse momento literário, inclusivo e democrático. O projeto possibilita o que nos tem faltado muito: a reflexão coletiva através de um diálogo maduro e, sobretudo, a tolerância aos diversos pontos de vista sobre um mesmo assunto”, avaliou Dalvo Walker, professor de História da rede pública estadual de ensino.

Texto: prof. Wanderson Batista

Edição: jornalista Fernanda Melo