Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Edição 2022 do projeto Diálogos se encerra com debate racial

Edição 2022 do projeto Diálogos se encerra com debate racial

por Comunicação publicado: 23/11/2022 07h37, última modificação: 23/11/2022 10h40

Você já parou para pensar na importância da comemoração do Dia da Consciência Negra? Com o objetivo de destacar a pertinência dessa data para a sociedade, um conto relacionado à temática foi debatido durante o sexto encontro da edição 2022 do projeto Diálogos, realizado no dia 16 de novembro, no auditório do IFMG – Campus Governador Valadares. O encontro foi duplamente especial, pois, além de ter sido o último, abriu a XVII Semana da Consciência Negra do IFMG-GV, evento promovido anualmente pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus.

Para essa edição, a obra escolhida para discussão foi o conto O pecado, de Lima Barreto, autor negro que viveu entre os séculos XIX e XX, conhecido por obras de teor realista e nacionalista, que traziam um forte olhar crítico em relação à sociedade. Por analisar questões raciais por meio da ficção e da vida do próprio autor, o texto escolhido pela professora Graciela Santos (integrante da equipe gestora do projeto) propiciou um rico debate.

Na abertura do encontro, a docente Graciela projetou um vídeo sobre a vida e a importância do legado do autor. Na sequência, a aluna Marihelly Medeiros, do 1º ano do curso técnico em Edificações, declamou o poema autoral “Diz pra mim”; em seguida, a aluna Rayssa Marques, do 1º ano do curso técnico em Segurança do Trabalho, tocou e cantou a música “Cota não é esmola”, de Bia Ferreira.

O encontro contou com a presença dos outros voluntários do projeto, como também professores e alunos da instituição. Como em edições anteriores, a obra escolhida foi bem debatida, e foram destacadas questões sobre o racismo e sua presença nos dias atuais, mesmo após tantos anos de luta contra a discriminação racial.

Em 2023, o projeto Diálogos voltará a todo vapor! E vem muita novidade boa por aí. Ficam aqui os nossos agradecimentos a todos que apoiaram e prestigiaram o projeto ao longo deste ano e o convite antecipado para o ano que vem.

-------------------
O texto acima foi escrito pelos estudantes Eliza Neres Hollerbach, Mariana Vitória Ramos Borges, Matheus Rezende Freire Lima, do 1º ano do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho (TST); pela estudante Maria Eduarda Evangelista Bitencourt, do 2º ano do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho (TST); e pelo estudante Gustavo Lacerda Santiago Santana, do 3º ano do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho (TST), todos colaboradores oficiais do Projeto Diálogos em 2022.