Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em agosto, teremos "Diálogos" em dose dupla

Em agosto, teremos "Diálogos" em dose dupla

por Comunicação publicado: 14/08/2023 11h25, última modificação: 22/08/2023 15h56

No dia 22 de agosto (terça-feira), às 19h30, ocorrerá o quinto encontro do projeto Diálogos de 2023 e será no formato “Drops”. Já no dia 23 (quarta-feira), ocorrerá o sexto encontro no horário habitual, às 13h15. Ambas as atividades integram a programação da 8ª Semana da Biblioteca e serão realizadas no auditório do IFMG - Campus Governador Valadares.

Na terça-feira, será discutido um texto bem contemporâneo, a letra de música AmarElo, de Emicida. A composição tem parceria de Felipe Vassão e DJ Duh e traz trecho de outra música, "Sujeito de sorte", de Belchior.

Emicida é um rapper, ativista cultural e produtor musical brasileiro. É conhecido por seu exímio potencial com as rimas e improviso. Suas letras refletem o contexto social das favelas brasileiras e trazem críticas contundentes à discriminação racial, injustiças sociais e pensamento colonial. Sua carreira musical iniciou em 2008, com a gravação de “Triunfo”, seu primeiro single. A música “AmarElo” integra o álbum homônimo de 2019. O texto foi sugerido pela professora de artes do Campus, Kênia Brant.

Em contrapartida, na quarta-feira, será discutido o texto mais antigo do projeto desde a sua criação: a fábula A verdadeira justiça, de Fedro, sugerida pela bibliotecária Rejane Rodrigues.

Fedro foi um importante fabulista romano (século I d. C.). Nasceu na região da Macedônia (Grécia). Foi filho de escravos e sua alforria foi concedida pelo imperador Augusto. As fábulas, gênero pelo qual Fedro se tornou conhecido, é um texto curto que retrata personagens como animais ou outras criaturas a fim de desvelar as facetas da psique humana e propor, na maioria das vezes, uma moral como fecho. É a primeira vez também que, no projeto, se trabalhará esse gênero.

Você não vai ficar de fora, não é mesmo? Marque na sua agenda e venha dialogar conosco!

Acesse os textos: AmarElo  /  A verdadeira justiça

Instituições de ensino e afins que desejarem trazer alunos para participarem do encontro, deverão entrar em contato pelo e-mail projetodialogos.gv@ifmg.edu.br. A participação fica condicionada à capacidade de assentos disponíveis no auditório.

Equipe do projeto

A coordenação do Diálogos é do professor Wanderson Batista dos Santos, da área de Português/Literatura. A equipe gestora é composta também pelas professoras Etna Castro, da área de Espanhol e Português; Érica Bodevan, da área de Literatura Brasileira e Língua Inglesa; Kênia Faria Brant, da área de Artes; Graciela Oliveira, coordenadora do curso técnico Integrado em Segurança do Trabalho (TST); e pela bibliotecária Rejane Oliveira.

Integram também o projeto, como voluntários, os seguintes estudantes dos cursos Técnicos Integrados: Agnês Mirella Silva Ferreira, Ana Clara de Souza Pinto, Ana Elisa Fattoreli Albergaria, Arthur Henrique Dias Vital, Arthur Rebouças Braga Vilaça, Artur Abner Nunes Silva, Ary Hazel Damascena dos Santos, Augusto Vitor de Araújo Marino, Carlos Valentim Cândido Mouro, Elias Nacif Rodrigues dos Santos, Emiliane Fernandes de Souza, Emilly de Souza Silva, Fernanda Cristina Chaves Lemos, Flávio Vinícius de Araújo Vitor Marino, Gabriela Martins Rodrigues Neves, Isabele Vitória de Sousa Ramos, João Vitor de Oliveira Varela, Lavínia Coelho Silva, Luana Coelho Vaz, Matheus Henrique Rocha Ziviani, Milena Luciano, Miriã Alves de Morais Silva, Rafael Araújo Reis, Rayssa Marques Mendes, Rikelvy Rodrigues Campos, Vitor Moisés Gonçalves Pereira, Yuri Trambaioli Nogueira.

-------------------
Texto: prof. Wanderson Batista dos Santos