Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Utopia necessária: Diálogos com Thiago de Mello

Utopia necessária: Diálogos com Thiago de Mello

Evento teve performance poética, apresentação musical, muita troca de ideias e ação em prol do Julho Amarelo pela prevenção das hepatites virais e do câncer ósseo.
por Comunicação publicado: 11/07/2023 11h18, última modificação: 11/07/2023 13h08

Já pensou viver em um mundo onde “nada será obrigado nem proibido”? Esse foi um dos questionamentos abordados no 43º encontro do Projeto Diálogos, ocorrido na última quarta-feira (05/07), no qual foi discutido o texto Os Estatutos do Homem (Ato Institucional Permanente), do poeta amazonense Thiago de Mello, que o publicara em 1964, ano de início do período da Ditadura Militar no Brasil.

Inicialmente, a professora Kênia Brant, integrante da equipe gestora do projeto e responsável pela escolha do texto, fez um breve relato sobre a vida do poeta, seguido de um vídeo curto (Como sou), por meio do qual o  próprio autor se apresentava.

Na sequência, abusando da poética do espaço, 13 estudantes voluntários  ocuparam o palco principal para a realização de uma leitura performática do texto, que pretendia simular um julgamento em tribunal. A cada estrofe-artigo lida,  sobrevinha a intervenção sonoramente impactante  da batida do martelo sobre a mesa, até que todos, ao final, numa espécie de “rebeldia”, deram tapas contínuos sobre a superfície.

Encontro Diálogos_05/07/2023_leitura perfomática 01

Abriu-se, então, o espaço para que os presentes no encontro pudessem manifestar suas opiniões, direcionamentos e conclusões em relação ao poema. Ficou evidente, por exemplo, o anseio constante do eu-lírico por uma retomada dos sentimentos pueris em relação à vivência, principalmente nos trechos em que o autor cita o constante ato de dúvida e de rara confiança plena entre os homens; a exaltação da alegria construtiva e da confidência da verdade como um ato de coragem; e também a defesa irrevogável de expressar o amor de forma absoluta. Tudo isso é bem representado no parágrafo único do artigo XII: “Só uma coisa fica proibida: amar sem amor .”

Entre os vários temas discutidos, destacaram-se: utopia e liberdade, ironia e poesia, conhecimento e amor próprio.

É interessante pontuar que o poema discutido possui uma estrutura particular, semelhante ao texto de uma lei. Ele enumera diversas “regras” necessárias para a boa convivência entre as pessoas, de modo que se relaciona em conteúdo e forma com o contexto em que foi elaborado. Observe, por exemplo, o artigo XII: “Decreta-se que nada será obrigado / nem proibido, / tudo será permitido, / inclusive brincar com os rinocerontes / e caminhar pelas tardes / com uma imensa begônia na lapela” – justamente quando o poeta dá a entender que estabelecerá leis universais que quebram paradigmas do dia a dia, depara-se com uma feliz ironia, a qual enfatiza o desejo do autor não de estabelecer controle, mas de que sejamos incansavelmente felizes.

Encontro Diálogos_05/07/2023_apresentação Rayssa Marques1O encontro foi finalizado com uma adaptação musical do poema composta pela aluna Rayssa Marques Mendes, do 1º ano do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho (TST). A aluna aceitou o desafio proposto pela equipe gestora de ambientar o texto e assim o fez. Em uma melodia viva e cativante, conseguiu desenvolver a emoção por meio da voz e do violão.

Desde o primeiro encontro desta atual edição do projeto, todos os participantes têm sido encorajados a utilizarem um “laço da consciência”, que, a cada mês, representa um tema de relevância para a sociedade como um todo. O Julho Amarelo implica atenção voltada à prevenção das hepatites virais e do câncer ósseo.

Encontro Diálogos_05/07/2023_entrevista Álvaro LopesO encontro, em sua totalidade, foi um verdadeiro sucesso! Confira um depoimento:

“Toda experiência em que há o contraste de ideias é construtiva, ainda mais quando o foco é um texto extremamente complexo, que pode ser visto de vários pontos de vista diferentes, o que traz muita riqueza para o debate. Gostei bastante de todas as opiniões e de como foi construída a reunião. Pretendo sim voltar mais vezes”, relata Álvaro Monteiro Lopes, aluno do Colégio Tiradentes da PMMG, convidado externo que participou do Diálogos pela primeira vez.

-------------------
O texto acima foi escrito pelos estudantes Augusto Vitor de Araújo Marino; Carlos Valentim Cândido Mouro; Gabriela Martins Rodrigues Neves e Lavínia Coelho Silva, alunos do 1º ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente (TMA), e por Yuri Trambaioli Nogueira, colaborador externo do projeto. Todos são voluntários do Projeto Diálogos em 2023. Os alunos foram tutorados pela professora Kênia Brant e pelo professor Wanderson Batista. / Edição jornalística: Fernanda Melo