Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em aula prática, estudantes aprendem sobre meteorologia com uso de instrumental

Em aula prática, estudantes aprendem sobre meteorologia com uso de instrumental

por Comunicação publicado: 09/08/2022 13h16, última modificação: 09/08/2022 14h50

Aproveitando a percepção dos estudantes sobre a baixa umidade relativa do ar registrada nos últimos dias na cidade, foi realizada uma aula prática com uso do equipamento psicrômetro giratório. A atividade, ocorrida no dia 06 de agosto, envolveu alunos do 3º ano do curso técnico Integrado em Meio Ambiente do IFMG - Campus Governador Valadares por meio da disciplina Geografia III, ministrada pela professora Daniela Martins Cunha.

“O psicrômetro giratório é um instrumento que mede as temperaturas de bulbo úmido e de bulbo seco, que posteriormente são utilizadas como parâmetro no cálculo da umidade relativa do ar”, esclarece a docente.

Os estudantes tiveram uma explicação inicial do que era o instrumento, para que serve e como utilizar. Na sequência, foram divididos em grupos e distribuídos por diferentes ambientes do campus onde ficaram durante 30 minutos. Nesse intervalo, de 10 em 10min, com relógios sincronizados, realizavam as medições das temperaturas de bulbo seco e bulbo úmido. Ainda em campo, fizeram a descrição do ambiente em que realizaram a medição destacando aspectos como cobertura do solo, presença ou não de arborização ou estrutura predial, dentre outros.

De volta à sala, os discentes realizaram o cálculo da umidade relativa do ar e compararam a medição obtida nos diferentes ambientes e possíveis interferências do ambiente nos dados obtidos.

“Em momento posterior, eles irão ao Laboratório de Informática para baixar a tabela de dados coletada pela Estação Meteorológica do Inmet localizada no campus e comparar os dados coletados por eles com os coletados pela estação”, conclui Daniela.