Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes fazem visita técnica na Estação de Tratamento de Água do município

Estudantes fazem visita técnica na Estação de Tratamento de Água do município

publicado: 08/04/2019 12h54, última modificação: 08/04/2019 13h01

Como forma de aproximar os conhecimentos teóricos às práticas profissionais, foi promovida uma visita técnica com os estudantes do 3º ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente (TMA) do IFMG – Campus Governador Valadares às instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) Central do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município.

A visita, realizada na última sexta-feira (05), é uma atividade da disciplina Saneamento Ambiental, ministrada pela profª Déborah Praxedes. Além de conhecer na prática as etapas do tratamento de água de abastecimento para atendimento aos padrões de potabilidade, os estudantes puderam compreender as reais necessidades de cuidado e preservação deste bem, vivenciando as dificuldades diárias e eventuais, como no caso do desastre-crime da barragem de rejeitos de mineração em Mariana, cujos efeitos afetaram diretamente o abastecimento de água do município.

A visita foi acompanhada pelo engenheiro civil Paulo Henrique Souza e Silva e pelo operador de ETA Plínio Costa Filho, cujas explicações e experiências foram atentamente recebidas pelos alunos.

“Atividades como esta são de grande importância para a formação dos alunos, não só como técnicos em meio ambiente, mas como cidadãos conscientes de seu papel na preservação dos recursos naturais, como a água neste caso, para as atuais e futuras gerações”, avalia Déborah.