Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes se classificam para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Biologia
conteúdo

Notícias

Estudantes se classificam para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Biologia

publicado: 16/04/2019 12h26, última modificação: 16/04/2019 12h39

Pela primeira vez na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), estudantes dos cursos técnicos integrados do IFMG – Campus Governador Valadares demonstram garra e comprometimento. Ao todo, nove alunos se classificaram para a segunda fase. São eles:

Técnico em Meio Ambiente (TMA) 2º Ano: Hugo de Souza Cortês / 3º Ano: Ana Luísa Dias Neves, Atos Guimarães Alves, Maria Eduarda Vitorino de Oliveira, Natan Viana Medeiros 

Técnico em Segurança do Trabalho (TST) 3º Ano: Isabela Gomes Pereira, Rebeca Flores dos Santos, Victor Hugo Costa Coutinho 

Técnico em Edificações (TED) 1º Ano: Victor dos Santos Malaquias 

A prova da primeira etapa, aplicada no campus nos dias 22 e 23 de março, foi composta por 30 questões de múltipla escolha sobre conteúdos básicos de biologia, como citologia, botânica, zoologia, genética e evolução, ecologia, etologia, biossistemática e noções de farmacologia. Nessa competição, os alunos são acompanhados pela professora Vânia Guimarães da Silva. 

Entenda a OBB 

A OBB está na sua 15ª edição. Acontece anualmente, sendo composta por cinco fases. Cerca de 120 mil alunos de 1.176 municípios participaram da 1ª fase da competição em 2019. Promovida pelo Instituto Butantan, a competição foi realizada em 3.223 escolas com o objetivo de agregar conhecimento e incentivar os alunos a se interessarem cada vez mais pela biologia. 

A segunda fase, marcada para o dia 28 de abril, ocorrerá em uma escola escolhida pela coordenação regional da Olimpíada que deverá aplicar uma prova de 100 questões objetivas para os alunos de todas as escolas do município que participaram. 

“A primeira e a segunda fase são eliminatórias para a terceira fase em que apenas 16 alunos do Brasil estarão aptos a participar. Essa prova é uma capacitação prática que ocorrerá no Instituto Butantan, em São Paulo, onde os alunos ficarão de 20 a 26 de maio de 2019”, explica Vânia. 

Os alunos classificados para a 3ª fase serão capacitados e avaliados nas atividades práticas por uma equipe composta por pesquisadores e educadores do Instituto Butantan. Dessa etapa, sairão dez alunos, oito titulares e dois suplentes para representarem o Brasil na quarta fase que acontecerá na Hungria (1º ao 4º colocados) ou a quinta fase (5º ao 8º colocados) que acontecerá no Equador.