Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG abre inscrições para Vestibular do 2º semestre

IFMG abre inscrições para Vestibular do 2º semestre

Prazo para se inscrever vai até 23/05. Engenharia de Produção (bacharelado) é o curso ofertado pelo Campus Governador Valadares nesta seletiva. Para concorrer às 20 vagas disponibilizadas no Vestibular, o candidato tem que ter feito uma das três últimas edições do Enem (2018, 2017 ou 2016). Outras 20 vagas poderão se acessadas por meio do Sisu. Saiba mais!
publicado: 03/05/2019 11h15, última modificação: 16/05/2019 13h28

Começou nesta segunda-feira, 6 de maio, o período de inscrições para o Vestibular 2019/2º semestre do IFMG. Neste processo seletivo, estão abertas 406 vagas, distribuídas em 14 cursos, sendo nove técnicos e cinco superiores. As oportunidades de formação profissional são para os campi de Bambuí, Congonhas, Ibirité, Governador Valadares, Ouro Preto e Ribeirão das Neves.

No caso do ingresso nos cursos técnicos, há opções de cursos concomitantes (quando o aluno faz o Ensino Médio regular numa outra escola e cursa o técnico simultaneamente no IFMG) e subsequentes (para candidatos que possuem o Ensino Médio concluído). Para esses cursos, a seleção será constituída de prova objetiva, marcada para 16 de junho.

Já o ingresso nos cursos de graduação ocorre com a utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O IFMG não aplica provas neste caso. Para concorrer às vagas, o candidato tem que ter feito uma das três últimas edições do exame (2018, 2017 ou 2016).

Os interessados em se inscrever devem acessar a página do Vestibular a partir do dia 6, ler os editais e seguir os passos para efetuar a inscrição, que poderá ser realizada até 23 de maio. Durante o processo, será preciso fornecer dados pessoais e documentos como RG e CPF. Ao final do preenchimento, o candidato emitirá a Guia de Recolhimento da União (GRU) para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 50, em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios. A taxa de inscrição é o único custo para ingresso no IFMG, já que os cursos ofertados são gratuitos. No entanto, quem precisar solicitar isenção do valor deve ficar atento ao prazo, que vai até 15 de maio.

Do total de vagas ofertadas, 50% estão reservadas à inclusão social pelas ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE. Os outros 50% são destinados à ampla concorrência.

Quem for concorrer a um dos cursos técnicos, deverá apresentar, no dia da prova, o documento de identificação com foto e o comprovante definitivo de inscrição (CDI), que informa o local e horário de realização do exame. Esse documento ficará disponível no sistema de inscrições a partir de 29 de maio.

Cursos e vagas

O IFMG é uma instituição pública de ensino criada em 2008, pela Lei 11.892. A instituição possui campi em 18 cidades. Neste processo seletivo, seis campi estão com vagas abertas. Confira a relação dos cursos e vagas ofertadas:

CURSOS SUPERIORES

Engenharia Mecânica - Campus Congonhas - 16 vagas
Engenharia de Produção - Campus Governador Valadares - 20 vagas
Tecnologia em Gestão da Qualidade - Campus Ouro Preto - 18 vagas
Administração - Campus Ribeirão das Neves - 18 vagas
Tecnologia em Processos Gerenciais - Campus Ribeirão das Neves - 18 vagas

CURSOS TÉCNICOS

Subsequentes

Técnico em Agropecuária - Campus Bambuí - 30 vagas
Técnico em Mecânica - Campus Congonhas - 35 vagas