Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Interatividade e inovação marcam atividades ofertadas pelo Campus na SNCT/IFMG 2020
conteúdo

Notícias

Interatividade e inovação marcam atividades ofertadas pelo Campus na SNCT/IFMG 2020

A mesa-redonda sobre o mercado da Inteligência Artificial no Brasil e a oficina marker de programação de arduino atraíram estudantes e profissionais de várias localidades. Também foi realizado o 1º Hackathon do IFMG-GV que revelou o talento e criatividade de nossos graduandos. E mais! Uma produção do Campus foi premiada na mostra de trabalhos. Clique aqui e saiba mais!
por Comunicação publicado: 29/10/2020 10h50, última modificação: 29/10/2020 11h40

Em 2020, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do IFMG foi recheada de atrações e novidades! Pela primeira vez ocorreu de forma virtual e integrada, com a participação de diversos campi do Instituto. Ao todo foram 108 atividades gratuitas, 9,6 mil inscrições e quase 3,5 mil participantes, entre alunos, ex-alunos, comunidade externa e servidores. O Campus Governador Valadares ofertou três atividades e também foi premiado na mostra de trabalhos. Confira todos os detalhes a seguir!

Cenário da IA no Brasil

O Campus Governador Valadares ofertou três atividades na SNCT. A primeira foi a mesa-redonda “O mercado de inteligência artificial no Brasil”, realizada na noite do dia 20 de outubro. A conversa contou com a participação de Tiago Carvalho, cientista de dados, professor e pesquisador do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Heitor Tosetto, diretor comercial da Pix Force, startup B2B com foco no desenvolvimento de tecnologias aplicadas à interpretação utilizando técnicas de inteligência artificial, e Martin Luther Candido, da Biti9, empreendedor em tecnologia com grande experiência em projetos de infraestrutura de grande e médio porte. O público interagiu bastante mandando perguntas pelo chat e tecendo elogios ao evento e aos convidados.

Clique aqui e assista à mesa-redonda “O mercado de inteligência artificial no Brasil”

Oficina MakerCapacitação maker

A segunda atividade do Campus GV foi a “Oficina maker: aprendendo em programar em arduino”, realizada na tarde do dia 21/10. Quem conduziu os trabalhos foi a egressa Letícia Mattos, do curso de Engenheira de Produção. Atualmente, ela trabalha como professora de matemática, inglês e educação maker, sendo certificada pela Google for Education. De acordo com Letícia, a cultura maker envolve criatividade, sustentabilidade, colaboração e empoderamento tecnológico.

Clique aqui e veja a oficina na íntegra!

Para aguçar ainda mais os participantes da oficina, foi lançado um desafio: desenvolver um projeto arduino usando a ferramente 3D TinkerCad. A premiação para o vencedor foi um kit de robótica. Quem faturou o prêmio foi Pedro Henrique Oliveira Delgado de Souza, do IFMG – Campus Betim.

Diálogo academia-empresa

1o Hackathon IFMG-GVO 1º Hackathon IFMG-GV, realizado em parceria com a empresa Antares Reciclagem, foi a terceira atividade a integrar a SNCT. Esta primeira edição da competição teve como tema “Soluções ecologicamente corretas para tratamento e reúso de resíduos”. Aconteceu entre os dias 22 e 24 de outubro, totalizando 60h de envolvimento das quatro equipes para o desenvolvimento de ideias de produtos e serviços com todo suporte do time de mentores das áreas de gestão, meio ambiente e tecnologia de informação.

Ao longo do evento, as equipes passaram por capacitações de Business Canvas, Validação da Dor, Mínimo Produto Viável e Pitch. Todas essas atividades estão disponíveis no YouTube do Campus. Clique aqui para assistir!

A premiação aconteceu por cerimônia ao vivo, também transmitida pelo Youtube do IFMG-GV, após a avaliação da banca julgadora. A equipe Recont levou o primeiro lugar e a equipe Flumen o segundo. As equipes vencedoras receberam certificado de honorabilidade, acompanhamento técnico do Sebrae e integrarão o banco de Talentos da empresa Antares, podendo ter as ideias incubadas. 

Confira alguns depoimentos de líderes das equipes, da coordenação e do diretor da empresa Antares:

Izamara Fernandes (líder da Equipe Recont - primeira colocada)
"É difícil descrever, mas creio que as palavras corretas seriam trabalho duro e boa coordenação da equipe. Apreendi muito e tenho certeza que cada capacitação eu irei levar para a vida mesmo. O Hackathon é uma oportunidade de expandir a visão do aluno. No hacka ele é obrigado a pensar de maneira única e singular sobre problemas que antes eram só teorias em sala de aula. Sou grata ao IFMG-GV e à equipe organizadora que nos proporcionou um ambiente único para o desenvolvimento do trabalho. Estou super feliz e ainda não acredito na vitória da nossa equipe, que alias é  a melhor que eu poderia ter, porque o resultado não é um reflexo da minha liderança, e sim uma consequência das qualidades e aptidões excelentes dos meus amigos e colaboradores, João Victor, Guilherme, Vinicius e Jonathan. Quero ainda frisar minha gratidão primordial a Deus depois aos demais envolvidos, meu muito obrigada".

Ciro Guimarães (líder da Equipe Flumen - segunda colocada)
"Foi uma jornada homérica esses 3 dias, tudo aconteceu ! Desde computador queimar no meio do processo, até desenvolver uma ideia do zero. Mas foi incrível sentir que podemos os fazer a diferença na sociedade em que estamos inseridos. Parabéns ao IFMG-GV e à ANTARES pelo evento e a TODOS os envolvidos nesse projeto. Aos nossos professores, parceiros demais, aos convidados, à equipe técnica também, excepcionais no suporte, às outras equipes envolvidas ideias gigantes é muito bonito ver como todos se envolveram. E aos meus queridos amigos que embarcaram nessa comigo, essa jornada agregou muito para nós como futuros profissionais. Nós nos alinhamos com muita harmonia, honestidade, comprometimento e o mais importante o suporte mútuo da equipe. Com tudo isso acho que o resultado não poderia ter sido diferente. Muito obrigado".

 Lucas Silvério (líder da Equipe Perf):
"Lembro que no primeiro dia do hackathon foi difícil. Nossa ideia não estava indo bem e estávamos com dificuldades para validá-la. Mas com o passar do evento nós amadurecemos de forma gradativa e criamos uma nova ideia, que por sinal eu me apaixonei por ela rs. Foi lindo ver o crescimento da nossa equipe e como nós conseguimos montar e preparar o produto final de forma eficaz. O Hackathon é um evento maravilhoso, e que todos deveriam ter a oportunidade de participar ao menos uma vez. Sou muito grato a toda comissão julgadora e comissão organizadora, nessa em especial à professora Tatielle e ao professor Neuber, que nos deram várias dicas e nos acalmaram nos momentos difíceis. Por fim eu digo, VALEU A PENA!".

 Danielle Filadelfo (líder da Equipe Alpha)
"Fim de semana de muito trabalho e aprendizado, participando do Hackaton! Evento universitário com grandes parcerias envolvidas em desenvolver soluções para aproveitamento do nosso lixo tanto doméstico tanto gerado em obras! Fico imensamente grata ao aprendizado adquirido e com o apoio de pessoas maravilhosas. Deixo aqui meu muito obrigada a todos os envolvidos!".

O evento foi organizado pelos professores Tatielle Menolli Longhini, Cristiana Guimarães, Neuber Samy Ferreira, Déborah Praxedes e Klaudia Machado, tendo sido uma realização do Centro de Robótica, Inovação e Empreendedorismo (CRIE), laboratório de prototipagem do IFMG – Campus Governador Valadares.

Almir dos Santos Trindade (diretor da Antares Reciclagem)
“Foi muito gratificante poder compartilhar um pouco da minha experiência profissional com os estudantes do IFMG-GV. Fiquei surpreso com a criatividade e as ideias apresentadas pelas equipes de trabalho. Compensou qualquer esforço e dedicação da equipe da Antares. Parabéns IFMG pelo evento! Sempre que quiserem, estaremos à disposição para participar de novas programações”.

Profa Tatielle Longhini (membro da equipe de coordenação do Hackathon)
"A razão desse tipo de evento acontecer são os alunos! Ficamos realizados em ter um retorno tão positivo deles. Em saber que trouxemos uma experiência que vai além da sala de aula e que promove importante conexão com o mercado de trabalho, como foi o caso dessa parceria com a Antares. É de um prazer imenso ver todo o engajamento das equipes, por terem agarrado o evento como uma oportunidade e terem seguido em frente mesmo diante de todas as dificuldades. Agradecemos muito a entrega e a confiança que tiveram em nós! Que esse seja o primeiro Hackathon do IFMG-GV de muitos!". 

Veja imagens do Hackathon em nosso Flickr


Trabalho premiado

Mais um resultado positivo do Campus na SNCT/IFMG 2020 foi a conquista do 3º lugar na sessão de mostra de trabalhos com o pitch “Desenvolvimento de modelagens em 3D das estruturas da ETE do IFMG - Campus Governador Valadares”. Trata-se de estudo realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pelos alunos Daniel Heleno Silva e Lucas Augusto Mendes, do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, sob orientação da Profa Dra Déborah Praxedes e coorientação do Técnico em Audiovisual do Campus, Eduardo Oliveira. Pelo feito faturaram um teclado RGB.

A produção foi premiada na categoria "Extensão: Multidisciplinar e outros". Para o cômputo da pontuação foram considerados o julgamento de uma comissão e o número de curtidas no canal.

O vídeo está disponível no nosso YouTube. Clique aqui e assista!

registrado em: , ,