Você está aqui: Página Inicial > Notícias > O sentido real de riqueza foi a reflexão travada no segundo encontro do Diálogos

publicado: 29/04/2019 17h20, última modificação: 29/04/2019 17h20

No dia 17 de abril foi realizado o segundo encontro do Projeto Diálogos – edição 2019. A discussão teve foco no artigo de opinião “São demasiado pobres os nossos ricos”, de Mia Couto, renomado escritor moçambicano. A escolha da produção foi feita pela profª Etna Christina de Castro.

Mia Couto é uma das principais vozes da literatura africana e lusófona da atualidade. Ele nasceu em 5 de julho de 1955, e, além de escritor, é jornalista e biólogo. É autor de mais de 30 livros, e suas obras já foram traduzidas e publicadas em quase 30 países. Entre suas principais influências está o escritor mineiro Guimarães Rosa.

O encontro iniciou-se com o seguinte questionamento: Todos concordam com o pensamento de Mia Couto? A maioria manifestou seu sim e suas opiniões sobre o texto. Através de frases curtas e antíteses criativas, o autor conseguiu discutir em seu texto o real sentido de riqueza, o comodismo atual da sociedade, o crescimento exacerbado que produz pobreza ao invés de riqueza e as consequências advindas da idolatria ao dinheiro.

Confira o álbum de fotos do encontro no Flickr do Campus

Foi discutida a ideia de senso de justiça e os motivos pelos quais grande parte das pessoas usa o dinheiro com a intenção exclusiva de sustentar um “status social”.

O encontro foi repleto de questionamentos e reflexões baseados no texto de Mia, e todos, integrantes oficiais, docentes, discentes e membros da comunidade externa, participaram da discussão. Dessa forma, o segundo encontro do projeto em 2019 contou com uma boa integração de todos, conseguindo trazer para cada um informações que não se prenderam apenas àquelas mencionadas no texto.

O Projeto Diálogos é surpreendente por transcender as entrelinhas expostas em cada obra discutida, trazendo novos conhecimentos e repertório cultural a todos aqueles que desfrutam do prazer de dialogar.

Em breve, mais informações sobre o terceiro encontro, que ocorrerá em maio e terá a parceria com o Projeto CineIFMG. Venham dialogar conosco!

-------
O texto acima foi escrito pelas estudantes Gabriela Araújo Reis, Gabrielly Vytória Wilk Bezerra Magalhães e Izabella Temporim Terra de Oliveira, alunas do 2º ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente (TMA) e também colaboradoras oficiais do Projeto Diálogos em 2019. Edição jornalística: Fernanda Melo