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Orientações sobre Aproveitamento de Estudos e de Conhecimentos e Experiências Anteriores (graduação/subsequente); solicitações de 12 a 16/04

publicado: 29/03/2021 11h35, última modificação: 15/04/2021 14h11

Em função da Portaria nº 358 de 17 de março de 2020 que, em seu artigo 2º suspendeu, preventivamente, as aulas presenciais e o atendimento ao público, também presencial, no âmbito do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, por tempo indeterminado, como medida para coibir a proliferação do novo coronavírus, causador da Covid-19, orientamos aos alunos dos cursos superiores e do curso técnico subsequente quanto aos procedimentos de requerimento de Aproveitamento de Estudos (AE) e Aproveitamento de Conhecimentos  Experiências Anteriores (ACEA) no período letivo 2021.1:

  1. Os alunos dos cursos superiores devem observar as normas dispostas no Regulamento de Ensino dos Cursos de Graduação (do artigo 56 ao artigo 69).

  2. Os alunos do curso técnico subsequente devem observar as normas dispostas no Regulamento de Ensino dos Cursos de Educação Profissional Técnica (do artigo 56 ao artigo 68).

  3. Os documentos devem ser enviados em via digital, em formato PDF, para o e-mail¹ da coordenação de curso. O título do e-mail, conforme o caso, deve ser “AE - nome do aluno” ou “ACEA – nome do aluno”.

a)      É necessário anexar, devidamente preenchido e assinado, o Formulário de Requerimento de AE ou o Formulário de Requerimento de ACEA.

b)      Para AE, além do Formulário de Requerimento, é necessário

                                             i.            Anexar o histórico escolar para comprovar a realização da disciplina cursada. 

                                           ii.            Anexar a ementa da disciplina cursada. 

  • Os documentos emitidos pela Instituição de Ensino (IE) de origem, devem estar assinados eletronicamente ou por meio de assinatura convencional.

  • Se a carga horária cursada estiver expressa somente em créditos, será necessário apresentar também outro documento da respectiva IE que evidencie a carga horária equivalente a um (1) crédito para aquela instituição.

  • Se os resultados nas disciplinas forem expressos em conceitos, será necessário apresentar também outro documento da respectiva IE apontando a equivalência entre conceitos e pontuação.

  1. Os documentos serão analisados pela coordenação e caso seja necessário, por meio de agendamento, será marcado momento presencial para apresentação das vias originais.

  2. O período para envio virtual dos requerimentos de AE e ACEA será de 12 a 16 de abril de 2021.

  3. A disciplinas aprovadas poderão ser consultadas no Conecta (MeuIFMG) na data provável de 28 de maio de 2021.

  4. Casos omissos serão analisados pelas coordenações de curso. 


Coordenações de Cursos
 

Coordenações

E-mails¹

Engenharia Ambiental e Sanitária

coordenacao.eas.gv@ifmg.edu.br

Engenharia Civil

coordenacao.enc.gv@ifmg.edu.br

Engenharia de Produção

coenp.gv@ifmg.edu.br

Tecnologia em Gestão Ambiental

coordenacao.tga.gv@ifmg.edu.br

Técnico em Segurança do Trabalho Subsequente

coordenacao.tst.gv@ifmg.edu.br