Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Premiação do Concurso de Língua Portuguesa e Matemática celebra a vitória da educação

O concurso envolveu cerca 3,3 mil alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental das Escolas Municipais
publicado: 30/11/2018 17h00, última modificação: 04/12/2018 11h48

A última semana de aula é uma festa: a garotada comemora as aprovações e o início das férias. Mas neste ano 321 alunos têm mais motivos para festejar, já que ganharam medalhas de ouro, prata e bronze no I Concurso de Língua Portuguesa e Matemática da Secretaria Municipal de Educação de Valadares. Na tarde de quinta-feira (29), alunos, família e corpo docente das Escolas Municipais se reuniram no auditório da Univale, Campus 2, para a premiação do concurso que envolveu cerca de 3,3 mil estudantes de 11 a 15 anos.

O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - Campus Governador Valadares, Univale, FAGV, UNIPAC e Academia de Letras foram parceiras e ajudaram nas etapas do projeto.Premiação  I Concurso de Língua Portuguesa e Matemática

Além das medalhas, os quatro primeiros colocados em Língua Portuguesa e os quatro alunos destaques em Matemática também foram premiados com tablets. A redação de Vanessa Gabriela Ferreira, do 6º ano da Escola Waldemar Nadil Krenak, ficou entre as melhores desta edição. “Eu acho português essencial para a vida. Eu adorei ganhar o prêmio, é meu presente de natal antecipado”.

O Secretário Municipal de Educação José Geraldo Lemos Prata, exalta o sucesso da primeira edição do concurso, que servirá como uma avaliação do ensino municipal. “Hoje é a consolidação de um sonho. Nós reunimos todas as escolas e a qualidade dos trabalhos dos alunos nos surpreendeu. O objetivo maior era fazer avaliação do nosso ensino e é uma grande alegria ver que nossos alunos tiraram nota máxima em redação e matemática.” Prata ainda destacou o trabalho dos professores e diretores das escolas Municipais. “Nós temos professores e diretores altamente comprometidos com a educação. A vocês o meu respeito, admiração e carinho.”

Premiação  I Concurso de Língua Portuguesa e MatemáticaO professor de matemática, Helder Armando de Melo, das Escolas Santos Dummont e Ronaldo Perim, ficou orgulhoso com o resultado de seus alunos. “Todas as escolas e alunos estão de parabéns! O estudante precisa saber o que é uma competição, que é a realização e a conquista; a conquista do aprendizado. Estou muito feliz pelo empenho e desenvolvimento deles durante o concurso”.

Doraci Eremita Ferreira, professora de português da Escola Realina Adelina Costa reconhece a importância do concurso e já torce por uma nova edição. “Foi uma oportunidade para os alunos praticarem a leitura, a escrita e a criatividade. Eu agradeço a equipe da SMED e a prefeitura por essa iniciativa. Eu quero muito uma próxima edição. Alunos, professores e SMED só têm a ganhar, porque educação é tudo!”

Como foi o I concurso

O Concurso de Língua Portuguesa e Matemática aconteceu em outubro para estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental da rede pública municipal de ensino. O IFMG foi responsável pela elaboração, produção e correção das provas de matemática. As demais instituições parceiras do concurso participaram da comissão julgadora das 90 redações de língua portuguesa, gênero carta aberta, com o tema “Tecnologia na Educação Brasileira: Uso do Celular como Ferramenta Válida e Aliada no Processo de Ensino e Aprendizagem”.

Fonte: Secretaria de Comunicação e Mobilização Social/PMGV