Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor apresenta relatório técnico-científico para subsidiar entrada de municípios na Sudene
conteúdo

Notícias

Professor apresenta relatório técnico-científico para subsidiar entrada de municípios na Sudene

publicado: 09/09/2019 11h22, última modificação: 09/09/2019 11h22

Em reunião para dar continuidade à contribuição do IFMG – Campus Governador Valadares no processo de inclusão de municípios da região do Vale do Rio Doce à jurisdição da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o professor da área de climatologia do Instituto e doutor em Geografia Fúlvio Cupolillo se reuniu com o Secretário Municipal de Fazenda, Jamir Calili, no último dia 02 de setembro. Na oportunidade, foi feita a apresentação do relatório técnico-científico que servirá de suporte para justificar a entrada de alguns municípios da bacia hidrográfica do rio Doce na Sudene. 

“O estudo que preparamos para a Prefeitura apresenta dados do balanço hídrico decendial da Bacia nos últimos 57 anos (1961-2018) e revela que a deficiência hídrica dos municípios concentrados entre Aimorés e Governador Valadares piorou de modo geral nesse período. Acreditamos que os dados serão um importante argumento para que tais municípios da região sejam incorporados à Superintendência”, ressalta Cupolillo. 

Também participaram da reunião o diretor de Ensino do IFMG-GV, prof. Doutor Tonimar Senra, o geógrafo e pesquisador Jean Monteiro Lima, e o engenheiro civil e ambiental responsável pela Seção Técnica do Departamento de Limpeza Urbana do município, Arthur Campos Coelho. 

Cooperação 

Reunião SudenePara contribuir com o monitoramento do clima da cidade, a Prefeitura viabilizará a aquisição e instalação de uma nova estação meteorológica no Pico da Ibituruna. “O clima urbano de Governador Valadares mudou nos últimos 40 anos. O Pico da Ibituruna, localizado a 1.123m de altitude, está incorporado nessa área urbana e apresenta clima diferente de outros pontos da cidade, que fica situada a cerca de 140 metros de altitude. Precisamos estudar essas alterações de forma permanente e sistemática”, explica prof. Fulvio. 

Também ficou acertado na reunião que a Prefeitura providenciará o repasse de agregado siderúrgico, um coproduto gerado nos processos produtivos da Usiminas, para pavimentação de ruas do Instituto, bem como cerca de mil metros quadrados de guias de meio fio para trecho de acesso à estação meteorológica situada dentro do Campus

Um Termo de Cooperação Técnica deverá ser assinado nas próximas semanas para formalizar as tratativas firmadas durante a reunião.

Confira outras fotos da reunião no Flickr do Campus

Entenda os benefícios de participar da Sudene  

Lideranças políticas e empresariais da região pleiteiam já há alguns anos o ingresso de municípios do Vale do Rio Doce na Sudene porque passarão a contar com recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para projetos de desenvolvimento regional, além de ter acesso a linhas de créditos especiais e incentivos fiscais que poderão atrair novos investimentos, gerando, assim, novos empregos, desenvolvimento econômico e social e incentivo às atividades produtivas.