Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores participam da premiação do Concurso de Língua Portuguesa e Matemática

O IFMG-GV foi parceiro em mais essa edição do concurso que envolveu mais de três mil alunos do 6º ao 9º ano de 22 escolas da rede municipal de ensino do município
publicado: 03/12/2019 13h09, última modificação: 03/12/2019 13h25

O auditório da Univale estava em festa na tarde do dia 21 de novembro com a premiação do 2º Concurso de Língua Portuguesa e Matemática. Acompanhados de tambores, apitos e faixas, o público comemorou o desempenho de alunos, professores e equipe escolar. Realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), em parceria com a Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - Campus Governador Valadares, o concurso premiou 377 alunos com medalhas de ouro, prata e bronze.

Contribuição do Campus

Na edição 2019, o Instituto foi responsável pela elaboração e correção das provas de Matemática. Os professores envolvidos foram: Deise Borel, Bruno Bragança, Narjara Cardoso, Renato Tolentino e Roberta Amorim. Outros dois ex-docentes do Campus, Francismara Fernandes e Carlito Balbino, lotados atualmente no IFMG - Campus Congonhas, também colaboraram.

Com a palavra... os estudantes premiados!

Miriã Alves de Morais, do 6º ano da Escola Municipal Vereador Hamilton Teodoro, conseguiu a melhor nota em Língua Portuguesa e faturou medalha de ouro e um tablet. A aluna ainda ganhou uma medalha de prata em Matemática. “Eu estudei, me dediquei muito. Procurei ser humilde, não me deixar levar pelo orgulho. É uma dádiva receber duas medalhas. Contei com o apoio dos meus professores, dos meus pais e principalmente de Deus”.

Já Sara da Silva, do 7º ano do Silas Crespo, levou prata em língua Portuguesa e espera ganhar ouro na próxima edição. “Estou muito feliz. Em 2018 eu tentei e não consegui a medalha. Mas esse ano eu ganhei a medalha de prata. Se Deus quiser, ainda vou conseguir ouro, porque vou me dedicar ainda mais aos estudos”.

As três escolas municipais com maior número de medalhas foram Antônio Castro Pinto, do distrito de Goiabal, Ivo de Tassis e Silas Crespo. A diretora Jeane Alencar, da Escola Municipal Silas Crespo, se sente realizada com o resultado. “Nós tivemos um ótimo desempenho. No total, ganhamos 25 medalhas, um impacto excelente para nossos alunos em questão de ensinabilidade. Isso nos traz nova perspectiva escolar e também a comunidade do Vila dos Montes. São alunos que estão aprendendo e progredindo. Esse concurso deixa de ser uma disputa para se tornar um bem maior a todos”.

O secretário Municipal de Educação, José Geraldo Lemos Prata, agradeceu às equipes escolares, os servidores do Departamento de Ensino, os parceiros IFMG e Univale, e ainda lembrou as escolas do campo que não puderam estar presentes devido à chuva da madrugada de quarta-feira (19). “É momento de comemorar e agradecer. Cada medalha entregue a vocês é fruto do trabalho de uma equipe extremamente comprometida pela educação de Valadares. Estamos felizes pela premiação, gratos pela chuva que faz falta, mas estamos tristes pelas oito escolas que não puderam participar. Com elas a festa seria mais completa”.

O prefeito André Merlo parabenizou os alunos e desejou que eles sejam bem sucedidos no futuro. “O concurso desenvolve não apenas a língua portuguesa e matemática, mas também treinar nossos alunos para o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e o ENEM. Daqui a uns anos vocês vão estar na Univale, IFMG ou em uma universidade federal estudando e buscando sua profissão, seu destino através da educação. A saída para um mundo melhor é a educação. Quero parabenizar todos os alunos que participaram, mesmo aqueles que não foram premiados e todos os demais envolvidos nesta brilhante iniciativa”.

A premiação

Os estudantes do 1º a 3º lugar, de cada ano, faturaram medalhas alusivas de ouro, prata e bronze. Além disso, os alunos com maiores notas ganharam tablets: 4 para os destaques em Língua Portuguesa e 4 para os de Matemática. Seus professores receberam menção honrosa e medalha de ouro.

Ainda foram lembrados com menção honrosa professores e escolas com alunos classificados nos três primeiros lugares. A Universidade Vale do Rio Doce também entregou o Prêmio Univale: um computador ao melhor projeto didático-pedagógico de curta duração, conquistado pela Escola Municipal Realina Adelina Costa, de Santo Antônio do Porto.

* Com informações da Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da PMGV