Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de extensão é encerrado com conversa sobre escravidão e resistência negra no Brasil

publicado: 02/12/2019 10h28, última modificação: 02/12/2019 10h51

A tarde da última sexta-feira no IFMG - Campus Governador Valadares foi de reflexão sobre o processo da escravidão no Brasil e ações de resistência empreendidas historicamente pelos negros contra esse sistema. Quem conduziu essa conversa foi o historiador e doutorando em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Giulliano Glória de Sousa, que também é técnico em assuntos educacionais do Campus.

Após exibição da reportagem A Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil, Giulliano lançou questões aos participantes sobre esse violento regime que predominou no Brasil por séculos e que deixou profundas marcas na sociedade ainda nos dias atuais. Para ilustrar algumas situações foram apresentados documentos históricos do século XVIII, como tratados de grupo de escravos aos seus senhores.

O público, formado em sua maioria por alunos dos cursos técnicos integrado do IFMG-GV e também da E. E. Dr. Antônio Ferreira Lisboa Dias, demonstrou interesse e contribuiu com exemplos e perguntas.

Veja outras fotos do evento em nosso Flickr

Encerramento projeto GEJNGV 2019O evento é o encerramento do projeto de extensão “Grupo de Estudos - Juventude Negra de Governador Valadares: da marginalização à emancipação” (GEJNGV), coordenado pelos professores Glauber Fidelis (Filosofia e Sociologia) e Joelma Nascimento (História).

Ao final, membros da escola parceira receberam o certificado de participação no projeto.

Confira outros conteúdos relacionados

Diálogos 2019 se encerra com debate racial

Projeto promove reflexões sobre a juventude negra em escola da cidade