Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Roda Literária amplia repertório e visão de mundo dos estudantes

Roda Literária amplia repertório e visão de mundo dos estudantes

por Comunicação publicado: 01/06/2023 13h12, última modificação: 05/06/2023 13h00

A literatura tomou conta do IFMG - Campus Governador Valadares nos últimos meses com a já tradicional Roda Literária. Obras de escritores nacionais e estrangeiros, dos mais diversos gêneros, se espraiaram pelas salas de aulas dos cursos técnicos Integrados ao ensino médio. A Roda Literária é coordenada por docentes da área de Linguagens do Campus: Érica Sudário, Etna Castro, João Eustáquio Santos e Wanderson Batista.

Dinâmica

A atividade foi desenvolvida em três etapas ao longo dos meses de março, abril e maio. Na primeira, cada estudante teve a tarefa de escolher um livro narrativo, escrito em prosa, e com pelo menos 100 páginas. Parte da leitura foi realizada, de forma silenciosa, em sala de aula. Na segunda etapa, os discentes produziram uma ficha literária contando o enredo do livro, as personagens principais, o espaço-tempo em que a narrativa se passa e, no final, a recomendação de leitura, justificando o seu ponto de vista. A terceira e última etapa aconteceu em sala de aula, momento em que os discentes tiveram de dois a três minutos para discorrer oralmente, com clareza e naturalidade, sobre o livro escolhido.

Os estudantes recorreram às redes sociais para divulgar suas escolhas e compartilhar boas dicas de livros aos amantes da literatura.

Confira o depoimento de alguns estudantes sobre a Roda Literária 2023

A Roda Literária foi uma experiência que me agradou bastante. É sempre ótimo poder discutir com colegas a respeito de literatura, especialmente de forma tão leve e descontraída como foi. A maioria estava realmente empenhada em fazer um bom trabalho. Acredito que todos da turma puderam desenvolver várias habilidades ao longo da Roda, como escrita, leitura ativa e senso crítico. Também foi muito interessante escutar o que cada um tinha a dizer sobre leituras tão distintas entre si; inclusive já estou planejando ler alguns dos livros citados. Mal posso esperar para poder participar, em nosso campus de mais atividades como essa envolvendo livros. E acredito que muitos outros alunos desejariam também. Parabéns a todos os responsáveis”. (Gabriela Martins Rodrigues Neves, 1º Téc. Integrado em Meio Ambiente)

"A Roda Literária foi minha segunda experiência de conversa sobre livros literários. De fato, esse projeto é um grande incentivo para a retomada de leitura, como no meu caso que estava com a famosa ‘ressaca literária’ e tive, então, o objetivo de me empenhar em um novo livro. Foi uma ótima oportunidade para continuar minha meta de leitura consistente ao longo do ano e como consequência, me apaixonei no livro escolhido. Foi de um enorme prazer escutar a experiência de cada um dos colegas e ainda adicionar novos livros à minha lista: ‘Biblioteca da meia noite’, ‘Hamlet’ e ‘Coração de tinta’. Aguardo ansiosamente o próximo". (Tayná Valeriano, 2° Téc. Integrado em Meio Ambiente)

Gostei muito de ter participado da roda literária e ainda estou gostando. Não sou muito fã de leitura, mas confesso que é uma experiência incrível. Ouvir cada um contando sobre o livro que leu é imaginar um filme na sua cabeça onde desperta a vontade pela leitura. Achei esse evento muito bacana porque de uma forma ou de outra incentiva a leitura, que é algo muito importante pra sociedade e recomendo todo mundo a participar, é uma experiência única. Afinal, a leitura é abrir portas para outros mundos". (Moisés Ramos dos Santos, 3º Tec. Integrado em Edificações)