Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sobre o primeiro encontro do diálogos (e convite para o segundo!)
conteúdo

Notícias

Sobre o primeiro encontro do diálogos (e convite para o segundo!)

publicado: 10/04/2017 08h30, última modificação: 05/07/2017 11h06

Na última sexta-feira (31/3), ocorreu o primeiro encontro do Projeto ‘’Diálogos’’ em 2017, no qual foi abordado o conto “Pai contra mãe”, escrito por um dos maiores nomes da literatura brasileira, Machado de Assis. O texto foi escrito cerca de dez anos após o fim da escravidão no Brasil, a qual impactou o próprio autor, que sofrera preconceitos por ser mulato. Nesse conto, Machado de Assis faz uma crítica à escravidão, com doses de ironia e humor sombrio, traços típicos do escritor.

O conto narra a história de Cândido Neves, um caçador de escravos, que se apaixona por uma mulher chamada Clara, com quem desperta o desejo de constituir uma família. Clara morava com a tia, Mônica, que não concordava com a união do casal, pela falta de recursos financeiros dos dois. Tudo piora quando os dois decidem ter um filho, o que acarreta situações desagradáveis para o casal, e leva Cândido a tomar uma difícil decisão no final do conto.

O primeiro encontro foi marcado por participações e interpretações distintas. O conto, apesar da época em que foi escrito, transmite não só uma, mas várias mensagens que permanecem atuais. Uma das perguntas que marcou o debate foi “o ser humano é egoísta por natureza ou ele é levado a atitudes egoístas por condições da sociedade?”. Houve diversas respostas para a questão, todas inteligentes e elaboradas, que provocaram a reflexão de todos. Outra tecla que foi muito tocada foi a de qual perspectiva as pessoas usavam para avaliar o texto, levando-nos à conclusão de quem existem várias formas de interpretação para o conto, todas bem diferentes entre si, mas coerentes.

No final, o ponto principal que pôde ser definitivamente retirado desse encontro foi a vontade de toda a galera presente de continuar a discutir e entender as variadas interpretações da obra.

O próximo encontro será no dia 26 de abril, no Centro Cultural Nelson Mandela, às 13h. Na ocasião serão discutidos os poemas de títulos idênticos, "A poesia, a salvação e a vida", da mineira Adélia Prado. Para conhecer os textos é só acessar o linkhttp://www.revistaprosaversoearte.com/adelia-prado-poemas/. Venham dialogar conosco!

O texto acima foi escrito pelas alunas Juliana de Brito (2º TMA) e Lara Luiza (1º TMA), colaboradoras diretas do Projeto “Diálogos”.

registrado em: , ,