Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Transparência: IFMG implanta painéis de acompanhamento de metas institucionais
conteúdo

Notícias

Transparência: IFMG implanta painéis de acompanhamento de metas institucionais

Instalados em todas as unidades do Instituto, os quadros incentivam a comunidade acadêmica a acompanhar objetivos e metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). No Campus GV os painéis foram fixados na parede dos corredores do prédio Administrativo e do prédio de Ensino.
publicado: 24/03/2023 09h22, última modificação: 03/04/2023 13h45

A Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI), finalizou, neste mês de março, a instalação de painéis informativos sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em todas as unidades do IFMG. As placas trazem uma mensagem objetiva e visualmente agradável que instiga a comunidade acadêmica a tomar conhecimento do PDI, acompanhando suas metas e resultados. Esses dados, por sua vez, podem ser acessados de forma imediata, via smartphone, a partir de um código QR disponível no painel, que remete ao Farol de Desempenho no Suap (Sistema Unificado de Administração Pública).

A ação compõe a metodologia de elaboração e monitoramento do PDI, que prevê a comunicação com a comunidade acadêmica na disseminação dos resultados alcançados e a institucionalização do Plano como direcionador estratégico da instituição. Para o diretor de Desenvolvimento Institucional, Wilson Costa, a instalação dos painéis nos campi e na Reitoria representa um avanço na governança e na maturidade estratégica do IFMG.

"Para além das exigências normativas, os painéis são mais um mecanismo de aperfeiçoa-mento da governança no IFMG, mantendo o PDI vivo na instituição como instrumento de gestão estratégica e de transparência pública".
Wilson Costa

No total, foram instalados 34 painéis, nos 18 campi, no Polo de Inovação e na Reitoria, que recebeu os três primeiros, em janeiro. Os outros 31 painéis foram entregues e instalados na segunda semana de março, sendo que a distribuição se deu conforme o tamanho das unidades.

Interação com a comunidade

A equipe da DDI teve a oportunidade de acompanhar a instalação em Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco e Ouro Preto. Como os campi estão com calendários acadêmicos distintos, foi possível apresentar o painel diretamente a alunos e servidores dos campi Conselheiro Lafaiete e Ouro Preto.

Em Conselheiro Lafaiete, o diretor Rodrigo de Andrade Reis destacou o chefe da Seção de Ensino, João Victor Carvalho Tereza, que reuniu estudantes e servidores em frente ao painel instalado no bloco didático para uma conversa sobre a importância da participação de servidores e estudantes na elaboração e acompanhamento do PDI. Já em Ouro Preto, a equipe foi recebida pelo diretor geral do campus, Reginato Fernandes dos Santos, por servidores e estudantes no prédio da Administração. Os estudantes utilizaram de seus celulares para acessar o Farol de Desempenho do PDI no Suap através do QR Code impresso nos painéis. De acordo com o Wilson Costa, servidores e estudantes dos demais campi poderão também ter a oportunidade de conversar sobre o tema e interagir com os painéis, em datas a serem alinhadas com os dirigentes das demais unidades.

O diretor de Desenvolvimento Institucional ressalta a relevância da ação para o contínuo alinhamento da missão e das metas do Instituto com a comunidade acadêmica. "Para além das exigências normativas do PDI para as instituições de ensino, os painéis nos campi e Reitoria constituem mais um mecanismo de aperfeiçoamento da governança no IFMG. Eles são uma forma de manter o PDI vivo na instituição, como instrumento de gestão estratégica e procedimento de transparência pública, ao garantir o acompanhamento de sua execução pela sociedade", destaca Wilson Costa.

farol

Transparência

O Farol de Desempenho, que pode ser acessado a partir dos painéis, é uma funcionalidade do Suap e atua como instrumento de acompanhamento do desempenho institucional. Por meio da ferramenta, o IFMG monitora seus objetivos estratégicos, estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional.
Clique aqui para saber mais.

 Acesse o Farol de Desempenho

Conheça o painel do PDI:

Painel do PDI instalado nos campi e na Reitoria

Fonte: Portal IFMG