Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Um encontro “sombrio” (+ Convite para o 6º encontro do Diálogos)
conteúdo

Notícias

Um encontro “sombrio” (+ Convite para o 6º encontro do Diálogos)

publicado: 25/08/2017 09h05, última modificação: 25/08/2017 11h06

Relacionar a morte de mais de 650 mulheres na Hungria medieval às torturas realizadas no Brasil no período da Ditadura Militar, as quais deixaram vestígios em nosso contexto social foi a proposta do último “Diálogos”, que ocorreu no dia 18 de agosto.

Com um tema sombrio e de maneira inédita em relação aos encontros do projeto “Diálogos” ocorridos neste ano, a discussão foi marcada por muita polêmica, por se tratar de assuntos como sexualidade e tortura, os quais, apesar de serem evitados, na maioria das vezes por se caracterizarem como tabus, renderam um rico debate. A discussão foi balizada pelo livro “A condessa sangrenta”, de Alejandra Pizarnik, e pelo artigo de opinião “Tortura como prática cotidiana”, de Victória Grabois.

O texto de Pizarnik relata a respeito da vida de Erzsébet Báthory, uma condessa húngara que ficou famosa por ter um desejo compulsivo por sangue de mulheres jovens e virgens e pela ânsia de permanecer eternamente jovem. Já no artigo de opinião, Grabois enfatiza a prática de tortura na sociedade atual e defende a tese de que tais crimes, no Brasil, são consequência dos períodos em que houve imposição de autoridade.

A tentativa de compreender o universo e as ações da personagem foi um dos pontos altos desse “Diálogos”, e se intensificou com a exposição das diferentes interpretações dos participantes do projeto.

Ao correlacionar os dois textos, uma das principais conclusões a que se chegou foi que, apesar de a tortura ser comumente ligada a um passado distante, essa é uma prática que vigora até os dias atuais, cujas raízes atravessam o tempo e caracterizam tanto a Hungria medieval quanto o Brasil contemporâneo.

Programe-se!
O sexto encontro será no dia 29 de setembro; o local e o horário serão divulgados em breve. Na ocasião serão discutidas as letras das músicas Geni e o Zepelim, de Chico Buarque, e Do lado de dentro, de Marcelo Camelo (Los Hermanos).

Venha dialogar conosco!

-------
O texto acima foi escrito pelas alunas Clara Ísis e Victória Resende, ambas do 1º ano do curso Técnico em Meio Ambiente (TMA), colaboradoras diretas do projeto “Diálogos”.

Crédito de fotos: Prof. Wanderson Batista