Você está aqui: Página Inicial > Extensão > estagio > Confira os processos separadamente
conteúdo

Confira os processos separadamente

por David Lopes publicado 27/07/2022 15h05, última modificação 27/07/2022 15h05

Documentos - Fase de oficialização do estágio

Para a oficialização do estágio, deve-se enviar em um único e-mail para a extensão (extensao.ibirite@ifmg.edu.br) com as seguintes informações:

1. Identificação do professor(a) orientador(a) do estágio e do(a) supervisor(a) da empresa (mencione no corpo do texto do e-mail seus respectivos nomes e e-mails);

2. Enviar e preencher os seguintes documentos para abertura de usuário externo no SEI do(a) aluno(a) e do(a) representante da empresa para habilitação das assinaturas digitais dos documentos. São eles: 

- Registro Geral (RG);

- CPF;

- Comprovante de Residência (recente, de três meses para frente);

- Preencher Termo de Cadastro de Usuário Externo, assinado manualmente, e transformar em pdf (acesso este link).

- Preencher o formulário eletrônico: https://sei.ifmg.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_avisar_cadastro&id_orgao_acesso_externo=0

3. Preenchimento do “Plano de Atividades” do aluno (acesso este link) e anexar em formato word no e-mail, sem as assinaturas das partes (será inserida a assinatura digital, habilitada por usuário externo no SEI);

4. Preenchimento do “Termo de Compromisso” para estágios obrigatórios e não obrigatório (acesso este link) e anexar em formato word no e-mail, sem as assinaturas das partes;

5. A empresa deve pagar a apólice de seguro (o documento deve ser enviado à Coordenação de Extensão - extensao.ibirite@ifmg.edu.br)

Observação: No estágio não obrigatório, a empresa deve pagar a apólice de seguro (o aluno pode ficar até 2 anos, devendo ser respeitado o direito de férias - preferível que seja durante as férias escolares). No estágio obrigatório, o IFMG pode assumir esse compromisso de pagamento do seguro estudantil.

 

Documentos - Para extensão de prazo do contrato

Caso a empresa e o(a) aluno(a) desejem a extensão do prazo de contrato de estágio, deve-se enviar os seguintes documentos preenchidos ao e-mail da extensão (extensao.ibirite@ifmg.edu.br):

1. Preencher o “Termo Aditivo de Contrato” (acesso este link) e anexar em formato word no e-mail, sem as assinaturas das partes (será inserida a assinatura digital, habilitada por usuário externo no SEI);

2. Desenvolver novo “Plano de Atividades para o aluno” (link) e anexar em formato word no e-mail, sem as assinaturas das partes (será inserida a assinatura digital, habilitada por usuário externo no SEI).

 

Documentos - Para a rescisão do contrato

Caso a empresa e o(a) aluno(a) desejem a rescisão do prazo de contrato de estágio, deve-se enviar os seguintes documentos preenchidos ao e-mail da extensão (extensao.ibirite@ifmg.edu.br):

  1. Preencher o “Termo de Rescisão de Contrato” (acesso este link)e anexar em formato word no e-mail, sem as assinaturas das partes (será inserida a assinatura digital, habilitada por usuário externo no SEI);

 

Documentos - Para a finalização do estágio obrigatório

No momento de finalização do estágio, deve-se enviar os seguintes documentos preenchidos ao e-mail da extensão (extensao.ibirite@ifmg.edu.br):

  1. Envio de documento "Acompanhamento de Atividades do Estágio" preenchido (acesso neste link) e anexar em formato word no e-mail, sem as assinaturas das partes (será inserida a assinatura digital, habilitada por usuário externo no SEI)

  2. Envio de documento “Avaliação do Estagiário pela Unidade Concedente” preenchido (acesso neste link) e anexar em formato word no e-mail, sem as assinaturas das partes (será inserida a assinatura digital, habilitada por usuário externo no SEI);

  3. Envio de documento “Avaliação do Estágio pelo Estagiário” preenchido (acesso neste link) e anexar em formato word no e-mail, sem as assinaturas das partes (será inserida a assinatura digital, habilitada por usuário externo no SEI);

  4. Envio de documento “Consolidação de Avaliação do Estágio pelo Orientador” preenchido (acesso neste link) e anexar em formato word no e-mail, sem as assinaturas das partes (será inserida a assinatura digital, habilitada por usuário externo no SEI);

  5. Envio de “Relatório de Estágio” completo, depois de devidamente corrigido pelo(a) professor(a) orientador(a) (acesso neste link).

  6. Preenchimento do(a) representante da extensão da “Carga Horária de Estágio Curricular”, após o envio de todos os documentos solicitados (acesso nesse link)

 

Documentos - Para alunos que desejam aproveitar experiência profissional como estágio

Para casos de equiparação e aproveitamento de atividades profissionais como estágio obrigatório, antes de tudo, o(a) aluno(a) precisa verificar os "REQUISITOS PARA EQUIPARAÇÃO E APROVEITAMENTO DE ATIVIDADES PROFISSIONAIS COMO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO" (link). Se estiver ok, deve-se enviar os seguintes documentos preenchidos ao e-mail da extensão (extensao.ibirite@ifmg.edu.br):

  1. Informar no corpo do e-mail o nome do(a) docente orientador(a) e do(a) representante da empresa (juntamente com o e-mail do(a) representante)

  2. Enviar e preencher os seguintes documentos para abertura de usuário externo no SEI do(a) aluno(a) e do(a) representante da empresa para habilitação das assinaturas digitais dos documentos. São eles: 

- Registro Geral (RG);

- CPF;

- Comprovante de Residência (recente, de três meses para frente);

- Preencher Termo de Cadastro de Usuário Externo, assinado manualmente, e transformar em pdf (acesso este link).

- Preencher o formulário eletrônico: https://sei.ifmg.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_avisar_cadastro&id_orgao_acesso_externo=0

  1. Envio de documento “Requerimento para aproveitamento de experiência profissional como estágio” preenchido (acesso neste link)

  2. Documentos comprobatórios da sua experiência profissional (como empregado, empresário ou autônomo)

    1. Se empregado, enviar declaração em papel timbrado da empresa onde atua ou atuou, dirigida ao IFMG, devidamente assinada e carimbada pelo representante legal da empresa, indicando o cargo ocupado na empresa e as atividades profissionais desempenhadas pelo estudante.

    2. Se empresário, enviar cópia do Contrato Social, cartão do CNPJ da empresa, comprovando que o estudante participa ou participou do quadro societário da organização.

    3. Se autônomo, enviar comprovante de seu registro na Prefeitura Municipal, comprovante de recolhimento do Imposto Sobre Serviços (ISS) e carnê de contribuição ao INSS.

  3. Envio de “Relatório de Estágio” completo, depois de devidamente corrigido pelo(a) professor(a) orientador(a) (acesso neste link).

  4. Ao fim, o Setor de Extensão emitirá uma declaração final, integralizando as horas de estágio obrigatório e não obrigatório do aluno, dada a carga horária total cumprida (acesso nesse link).

 

Documentos - Aproveitamento estágio não obrigatório como obrigatório

Para o aproveitamento de estágio não obrigatório como obrigatório, deve-se enviar em um único e-mail para a extensão (extensao.ibirite@ifmg.edu.br) com as seguintes informações (ação apenas para alunos de Engenharia de Controle e Automação):

 

1. Aluno solicitará declaração do seu professor orientador, para aproveitamento estágio não obrigatório como obrigatório. Na declaração do seu/sua professor(a) orientador(a) de estágio, ele deve informar seu nome completo, matricula, empresa do estágio, o período de realização do estágio e a carga horária total cumprida e afirmar que as atividades desenvolvidas/cumpridas são relacionadas à sua área de formação, tal qual se espera de um estágio obrigatório (veja exemplo de declaração aqui). Deve ser enviado o arquivo em word à Coordenação de Extensão.

2. Envio de documento "Acompanhamento de Atividades do Estágio" preenchido (acesso neste link) e anexar em formato word no e-mail, sem as assinaturas das partes (será inserida a assinatura digital, habilitada por usuário externo no SEI)

3. Envio de documento “Avaliação do Estagiário pela Unidade Concedente” preenchido (acesso neste link) e anexar em formato word no e-mail, sem as assinaturas das partes (será inserida a assinatura digital, habilitada por usuário externo no SEI);

4. Envio de documento “Avaliação do Estágio pelo Estagiário” preenchido (acesso neste link) e anexar em formato word no e-mail, sem as assinaturas das partes (será inserida a assinatura digital, habilitada por usuário externo no SEI);

5. Envio de documento “Consolidação de Avaliação do Estágio pelo Orientador” preenchido (acesso neste link) e anexar em formato word no e-mail, sem as assinaturas das partes (será inserida a assinatura digital, habilitada por usuário externo no SEI);

6. Envio de “Relatório de Estágio” completo, depois de devidamente corrigido pelo(a) professor(a) orientador(a) (acesso neste link).

 

Ao fim, o Setor de Extensão emitirá uma declaração final, integralizando as horas de estágio obrigatório e não obrigatório do aluno, dada a carga horária total cumprida (acesso nesse link).