Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunicado 04: Panorama sobre o cenário do IFMG Campus Ibirité frente à crise causada pela Covid-19

Ações estão sendo tomadas na tentativa de minimizar a crise causada pela pandemia com reflexos mundiais.
publicado: 24/03/2020 18h36, última modificação: 31/03/2020 21h24

Comunicado Oficial

Terça-feira, 24 de março de 2020.

Desde segunda-feira da semana passada, dia 16/03/2020, o Campus Ibirité vem tomando medidas para evitar a disseminação pela Covid-19. Naquele dia, logo pela manhã, os Coordenadores de Curso se reuniram junto com o Grupo de Gestão do Campus para discutirem e tomarem as primeiras decisões. A partir dessa reunião, foi formado o COMITÊ DE CRISE COVID-19 do IFMG Ibirité, visando estudar e propor ações em consonância com as recomendações dos órgãos superiores. Neste próprio dia, já houve definição pela suspensão das aulas presenciais, a partir de terça-feira dia 17/03/2020.

Na terça-feira os servidores do Campus se reuniram pela manhã para discutirem sobre sua própria situação, e pautando-se em recomendações OMS (Organização Mundial da Saúde), Ministério da Saúde do Brasil e orientações do próprio IFMG, definiram por adoção do trabalho remoto para todos os servidores. Foram mantidos apenas os serviços essenciais, como vigilância, para segurança patrimonial.

Nesta mesma reunião foi criada a COMISSÃO PARA A ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO DO PROGRAMA DE ENSINO COM MÍDIAS DIGITAIS - COVID-19 - do IFMG Campus Ibirité, com objetivo de organizar a metodologia de condução das atividades letivas, caso fosse autorizada a utilização de meios e tecnologias da informação e comunicação durante o período de suspensão das aulas presenciais.

As discussões acerca do cenário foram conduzidas durante toda a semana, através de reuniões via videoconferência. Na sexta-feira dia 20/03/2020, bem ao final da tarde, foi emitida a Instrução Normativa Nº 2 de 20 de Março de 2020 do IFMG (IN Nº 02/2020 do IFMG), importante documento que norteou as ações que poderão ser tomadas durante o período de interrupção das atividades presenciais.

Ontem, segunda-feira dia 23/03/2020, houve pela manhã nova reunião via webconferência com os Coordenadores de Curso, Diretor Geral, Diretor de Ensino e Diretor de Administração e Planejamento para alinhamento das ações de acordo com o previsto na IN Nº 02/2020 do IFMG.

No mesmo dia, a tarde, houve reunião, também via webconferência, do Conselho Acadêmico do Campus Ibirité, que foi convocado em caráter de urgência, para discussões e deliberação sobre autorização ou não do prosseguimento das ações para adoção da utilização de meios e tecnologias da informação e comunicação durante o período de suspensão das aulas presenciais, conforme previsto no Artigo 18 da Instrução Normativa Nº 2 de 20 de Março de 2020, do IFMG. O Conselho Acadêmico decidiu por autorizar o prosseguimento do fluxo de ações prevista na referida Instrução Normativa.

A partir desta deliberação, os presidentes dos Colegiados de Curso irão convocar seus membros para análise das possibilidades de oferta de ensino através da utilização de meios e tecnologias da informação e comunicação.

O Campus Ibirité informa a toda a comunidade que está estudando minuciosamente as alternativas para tentar viabilizar a oferta de atividades através da utilização de meios e tecnologias da informação e comunicação durante este período. Caso seja possível a oferta, as “atividades não presenciais” terão como função preservar o contato entre alunos e docentes, ou seja, manter a comunidade escolar funcionando, ocupar o tempo das pessoas como ação de saúde mental, fornecendo momentos que nos tire da superinformação relacionada ao coronavírus e amenizar os impactos no retorno às aulas presenciais. Acreditamos que o total desligamento neste momento pode gerar um transtorno muito grande no retorno, já que não sabemos quanto tempo esta pandemia irá durar. Se conseguirmos ofertar algum tipo de atividade não presencial, o tempo para retomar esse vínculo pode demorar menos, dependendo das condições e do quanto conseguirmos atender nossos alunos.

Continue acompanhando nossas informações oficiais através do site do Campus e de nossas redes sociais.

Reforçamos que neste período estão suspensos os atendimentos presenciais e telefônicos temporariamente. Em caso de necessidade de contatar algum setor do Campus, estaremos atendendo por e-mail.

E-mails de contato de alguns setores do Campus Ibirité:

Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão: ensino.ibirite@ifmg.edu.br

Diretoria de Administração e Planejamento: compras.ibirite@ifmg.edu.br ou dap.ibirite@ifmg.edu.br

Gabinete da Direção: gabinete.ibirite@ifmg.edu.br

Assistência Estudantil: assistenciaaluno.ibirite@ifmg.edu.br

Documentos relacionados:

Instrução Normativa Nº 2 de 20 de Março de 2020 do IFMG
Resolução Nº 1 de 24 de Março de 2020 do Conselho Acadêmico do IFMG Ibirité
Comitê de Crise do Campus Ibirité
Comissão para a organização e planejamento do Programa de Ensino com Mídias Digitais - COVID-19 - do IFMG Campus Ibirité
registrado em: