Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunicado 03: IFMG Campus Ibirité funcionará em regime de trabalho remoto temporário

Decisão foi tomada na terça-feira, 17/03/2020, em reuniões que envolveram o recém-criado Comitê de Crise COVID-19, os coordenadores de cursos, a Diretoria de Ensino, a Diretoria de Administração e Planejamento e a Direção Geral do Campus Ibirité.
publicado: 18/03/2020 22h17, última modificação: 31/03/2020 21h19

Comunicado Oficial

Quarta-feira, 18 de março de 2020.

Em função da expansão do Coronavírus (Covid-19) no país e em consonância com as ações preventivas que visam conter a disseminação da doença, o Comitê de Crise COVID-19 do IFMG Ibirité se reuniu com os servidores da unidade na última terça-feira dia 17/03/2020 para discutir de que forma serão conduzidas as atividades da instituição no período da suspensão das atividades letivas presenciais. Dessa forma, a Direção Geral do Campus Ibirité informa a toda a comunidade acadêmica, em nome do comitê de crise e dos servidores do campus,  que adotará a partir de hoje (18/03/2020) o trabalho remoto. Esta modalidade de trabalho foi autorizada pelo IFMG em comunicado divulgado nesta data (17/03) através da Portaria Nº 358 de 17/03/2020.

Os serviços essenciais – como vigilância – serão mantidos. Os demais servidores (técnicos administrativos e docentes) permanecerão em trabalho remoto, com condução das atividades, sendo que o atendimento ao público externo se dará exclusivamente através de nossos meios de contatos digitais (e-mails, hangouts) ou canais online (site oficial do Campus Ibirité, redes sociais), promovendo pleno atendimento às demandas que surgirem durante este período. Estarão suspensos os atendimentos presenciais e telefônicos temporariamente.

Durante esta reunião realizada ontem, foram apresentadas propostas que visam a oferta de conteúdos online para que os alunos do Campus Ibirité recebam orientação dos professores e possam continuar engajados com as matérias. Além de ser uma forma de utilizar o momento de forma proveitosa, a ideia é que os alunos permaneçam em casa respeitando o isolamento social, principal medida de contenção na disseminação do Covid-19.

Para que isso aconteça na prática, foi criada a Comissão para a organização e planejamento do Programa de Ensino com Mídias Digitais - COVID-19 - do IFMG Campus Ibirité, que irá elaborar o cronograma e organizar a metodologia de condução das atividades letivas realizadas nesta modalidade. Maiores informações sobre como isso acontecerá serão disponibilizadas em breve, de acordo com normativas a serem estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Pró Reitoria de Ensino do IFMG.

É importante que os alunos e seus responsáveis se mantenham atentos às divulgações oficiais do IFMG Campus Ibirité. Além disso, é fundamental a participação ativa dos responsáveis e familiares na conscientização dos alunos sobre a importância do isolamento social com objetivo de evitar a disseminação do novo coronavírus, já que estamos vivenciando uma crise sanitária mundial.

A decisão reforça as medidas preventivas recomendadas pelo Ministério da Saúde e as determinações do Conselho Superior (CONSUP) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação (CONIF), visando não comprometer o andamento dos trabalhos, a saúde dos membros da equipe e, consequentemente, da população.

A normalização do regime de trabalho no Campus Ibirité está condicionada às novas recomendações sobre o replanejamento das atividades acadêmicas e administrativas que serão divulgadas pela instituição nos próximos dias.

Contamos com a compreensão, bem como com a colaboração de todos nessa luta coletiva.

Novas informações serão divulgadas em breve. Acompanhe as notícias no site do Campus Ibirité.

Sem mais, esperamos que todos possam entender a gravidade da situação que estamos vivenciando e fazer a sua parte!

E-mails de contato de alguns setores do Campus Ibirité:

Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão: ensino.ibirite@ifmg.edu.br

Diretoria de Administração e Planejamento: compras.ibirite@ifmg.edu.br ou dap.ibirite@ifmg.edu.br

Gabinete da Direção: gabinete.ibirite@ifmg.edu.br

Assistência Estudantil: assistenciaaluno.ibirite@ifmg.edu.br