Apresentação
A Corregedoria Geral do IFMG foi criada pela Portaria 504 de 24 de maio de 2018 e tem como objetivo difundir e preservar a probidade, a ética e a moralidade na conduta dos servidores lotados no IFMG e dos atos administrativos praticados por estes servidores, a partir das seguintes diretrizes:
Compete à Corregedoria-Geral:
- Receber, examinar e dar tratamento às denúncias, representações e outras demandas que versem sobre possíveis descumprimentos às normas éticas bem como infrações disciplinares cometidas pelos servidores, instruindo-as e, se for o caso, propor ao Reitor abertura de procedimentos de apuração, mediante sindicâncias, procedimentos administrativos disciplinares e/ou correcionais cabíveis;
- Emitir o juízo de admissibilidade, arquivar denúncias ou propor ao Reitor a instauração de sindicâncias e/ou processos disciplinares e de comissões de inquérito;
- Decidir acerca do arquivamento de denúncias e representações;
- Requerer informações e documentos necessários à instrução de expedientes às partes, a agentes públicos e a órgãos e entidades de outros entes da federação ou de outros Poderes da República;
- Desenvolver ações objetivando a disseminação, a capacitação e o treinamento sobre as temáticas correcionais e disciplinares;
- Promover iniciativas voltadas à conscientização e orientação da comunidade do IFMG acerca de desenvolver conduta do servidor, para fins de prevenção ao cometimento de infrações disciplinares;
- Orientar a equipe de dirigentes e chefias quanto à adoção, quando cabível, de práticas administrativas saneadoras;
- Definir, padronizar, sistematizar e normatizar, mediante a edição de enunciados e instruções, os procedimentos atinentes às atividades de correição;
- Supervisionar as atividades de correição internas.
Contato:
Corregedor Geral: Alexandre José Ribeiro Costa
Corregedora Substituta: Poliana Myriam Felipe Rodrigues de Santana
E-mail: corregedoria.geral@ifmg.edu.br
Apoio:
Svetlana Florêncio Baratta - svetlana.florencio@ifmg.edu.br
COMISSÃO ESPECIAL PARA ATUAR JUNTO À CORREGEDORIA: Portaria 786/2018
A Comissão de Apoio compreende um total de 41 servidores que atuam junto à Corregedoria em todos os campi. A mesma foi criada pela Portaria 786, de 01 de agosto de 2018, e tem como atribuições:
- Atuar junto às Comissões Disciplinares;
- Participar de atividades de capacitação em temáticas correcionais e disciplinares;
Além das atribuições acima, a comissão atua na promoção de ações permanentes relacionadas à orientação e à prevenção de infrações disciplinares dos servidores junto à reitoria e aos campi, com o intuito de prevenção de infrações futuras. Para o melhor funcionamento da comissão, a mesma foi distribuída em 4 regiões, de acordo com a área de atuação, sendo elas:
Composição por campus: