Você está aqui: Página Inicial > Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI) > SUAP > Características
conteúdo

Características

publicado 08/08/2018 10h31, última modificação 08/08/2018 10h31

Gratuito

O SUAP é um sistema de administração pública que está sendo implantado pelo IFMG. Desenvolvido em código aberto pelo IFRN, foi disponibilizado gratuitamente às instituições da Rede Federal que optaram pela implementação da plataforma. A estimativa é que o IFMG economize R$ 700 mil por ano com a sua adoção.

Eficiente

Com o SUAP, o IFMG passa a usar uma ferramenta capaz de gerir processos administrativos e acadêmicos, padronizando procedimentos, atualizando dados em tempo real, aprimorando e adaptando métodos de trabalho. O sistema otimiza os trâmites e torna a gestão mais eficiente.

Personalizado

Pensado para atender às complexas demandas dos processos administrativos e educacionais dos Institutos Federais, o SUAP possui módulos desenvolvidos para atender às necessidades das pró-reitorias, abarcando demandas de gestão de pessoas, pesquisa, extensão, ensino, assistência estudantil, administração, desenvolvimento institucional, tecnologia da informação e comunicação.

Intuitivo

O SUAP possui interface intuitiva com a qual o usuário vai se identificar, uma vez que a linguagem utilizada dentro do sistema é a mesma dos processos internos do IFMG. Sua arquitetura foi pensada de modo que seja de fácil navegação, dividindo temas em módulos que organizam os procedimentos e os serviços.

Integrado

A base de dados do SUAP está integrada a outros sistemas como o SiapeNet, de onde são retiradas as informações funcionais dos servidores. Os dados acadêmicos dos estudantes são extraídos de outras plataformas e reunidos no SUAP, possibilitando eficiência no aproveitamento das informações.

Funcional

O sistema permite a utilização de inúmeros módulos. Por ser desenvolvido em código aberto, possibilita atualização e aprimoramento contínuo de suas funcionalidades. É um software que dá autonomia ao IFMG para modificações, conforme a necessidade institucional.