conteúdo

Módulos

publicado 08/08/2018 10h44, última modificação 29/11/2018 11h15
  • Pesquisa

Possibilitará o gerenciamento do processo para seleção de propostas dos projetos de Pesquisa e Inovação Tecnológica. Por meio deste módulo, será possível fazer o lançamento e gerenciamento de editais, bem como o acompanhamento de projetos, relatórios, além de emissão de declarações e estatísticas referentes à produção acadêmica dos servidores do IFMG, com base nas informações oriundas do currículo Lattes.

O acesso às funcionalidades dependerá do perfil do usuário (servidor, aluno, bolsista, estagiário), já que o Suap está configurado para fornecer diferentes permissões de acesso. A expectativa é que o módulo Pesquisa esteja disponível a partir de agosto.

 

  • Gestão de Pessoas

A decisão de implantar o módulo Gestão de Pessoas partiu do princípio de que o Suap extrai os dados do SiapeNet, que é a base de informações dos servidores da administração pública federal. Durante reunião de capacitação, realizada na Reitoria entre 25 e 28 de junho de 2018, ficaram definidos os processos que passarão a ser gerenciados dentro do módulo.

São eles: RSC - Reconhecimento de Saberes de Competências para docentes; Progressões dos servidores Técnico-administrativos em Educação; Ponto eletrônico; Pagamento de Encargo de Curso e Concurso; Avaliação de desempenho.

 

  • Administrativo

Destinado aos setores de gestão de contratos, transporte, frota, reserva de salas e controle de chaves. Com a ferramenta, os servidores terão uma visão global de diversos processos e poderão, por exemplo, consultar pela internet informações sobre períodos de revisão e manutenção de veículos e máquinas. O módulo também vai aprimorar a fiscalização dos serviços prestados pelos fornecedores e empresas terceirizadas. Todas as informações referentes aos contratos estarão disponíveis para consulta e atualização via sistema.

 

  • Extensão

O registro e o acompanhamento de parte das ações de extensão desenvolvidas por servidores do IFMG serão feitos pelo SUAP. O módulo ajudará no lançamento de editais, celebração de convênios, acompanhamento de estágio, organização de eventos e visitas técnicas, entre outras atividades. O módulo Extensão contará com as seguintes funcionalidades: projetos, estágios e afins, convênios, visitas técnicas, cursos FIC, e eventos.

Haverá diferentes modalidades de acesso. Servidores ligados aos setores de extensão do campus poderão lançar editais e ter acesso administrativo. Os servidores que desejarem submeter projetos e solicitar a abertura de processos na extensão também terão o acesso específico para essa finalidade. De forma genérica, cada um dos processos vai ser registrado com informações básicas (coordenador, dada de início e fim, objetivos, justificativa, cronograma, orçamento, equipe etc.).

O módulo vai reunir todos os projetos em uma mesma plataforma, permitindo a visualização dos dados da Reitoria e dos campi em tempo real, agilizando a tomada de decisões e o andamento das ações de extensão.

 

  • Assistência Estudantil

A ferramenta será utilizada para acompanhamento e seleção de atividades desenvolvidas pela Diretoria de Assistência Estudantil. No caso do Campus Bambuí, o SUAP vai ser adotado para a seleção de estudantes que pleitearem vaga na moradia estudantil.

O acesso ao módulo será realizado apenas pelos servidores lotados nos núcleos de apoio ao educando, que farão o lançamento de dados, como os atendimentos realizados aos estudantes, auxílios e projetos da assistência estudantil.

O módulo permitirá aos campi ter uma dimensão mais ampla e conectada do percurso formativo, ou seja, será possível verificar como o estudante está inserido no IFMG, de quais ações participa, qual a sua frequência, por quais setores já teve atendimento. A reunião dessas informações permitirá realizar encaminhamentos que levem em consideração todo o perfil do aluno de forma mais dinâmica.

 

  • Desenvolvimento Institucional