Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Superior > Gestão Ambiental
conteúdo

Informações do curso Tecnologia em Gestão Ambiental

por Ronaldo Fernandes Roque publicado 27/07/2016 10h12, última modificação 11/01/2024 15h19

E-mail da coordenação: coordenacao.tga.gv@ifmg.edu.br

Ato Legal de Autorização: Portaria nº 496 de 27 de junho de 2011

Ato Legal de Criação: Resolução nº 33 de 17 de junho de 2011

Ato Legal de Reconhecimento: Portaria nº 564 de 30 de setembro de 2014

Nível: Superior

Curso: Tecnologia em Gestão Ambiental

Modalidade oferecida: Tecnólogo

Modalidade de ensino: Presencial

Requisito de entrada: Ensino Médio completo

Turno: Noturno

Duração: 2 anos

Vagas: 40 (por ano)

Regime de matrícula: Semestral/ por disciplina

Formas de ingresso: Vestibular, SiSU, Transferência Interna e Externa e Obtenção de Novo Título

Coordenadora: Prof.ª Roberta de Amorim Ferreira

Vice-Coordenadora: Prof.ª Maria Terezinha Silva Neta

Contato: (33) 3022-7800 | Ramal 7812

Local: Avenida Minas Gerais, nº 5.189, Ouro Verde, Governador Valadares-MG

Descrição básica do curso e perfil do profissional: O curso promove a formação de profissionais capazes de compreender o meio ambiente sob uma perspectiva sistêmica e integrada, e atuar de forma crítica e reflexiva na identificação e controle dos impactos socioambientais das atividades produtivas, na gestão sustentável de empreendimentos, na elaboração e implementação de políticas públicas e na manutenção da qualidade ecológica e ambiental dos ecossistemas. O Tecnólogo estará apto para atuar na administração pública municipal, estadual e federal, secretarias públicas de planejamento e de meio ambiente, organizações não governamentais, unidades de conservação ambiental, empresas rurais, laboratórios, estações de tratamento, indústrias, empresas privadas, inclusive de assessoria e de consultoria, e entidades afins.
O tecnólogo em Gestão Ambiental deve estar apto a planejar, gerenciar e executar as atividades de diagnóstico, avaliação de impacto, proposição de medidas mitigadoras - corretivas e preventivas - acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental; regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, avaliação de conformidade legal, análise de impacto ambiental, elaboração de laudos e pareceres.

O que se estuda no curso?

O curso promove a formação de profissionais capazes de compreender o meio ambiente sob uma perspectiva sistêmica e integrada, e atuar de forma crítica e reflexiva na identificação e controle dos impactos socioambientais das atividades produtivas, na gestão sustentável de empreendimentos, na elaboração e implementação de políticas públicas e na manutenção da qualidade ecológica e ambiental dos ecossistemas.

O que o Gestor Ambiental faz?

Ele planeja, gerencia e executa as atividades de diagnóstico, avaliação de impacto, proposição de medidas mitigadoras – corretivas e preventivas –, recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental. Regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, avaliação de conformidade legal, análise de impacto ambiental, elaboração de laudos e pareceres são algumas das atribuições deste profissional, podendo elaborar e implantar ainda políticas e programas de educação ambiental, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e a preservação da natureza.

Mercado de Trabalho

As perspectivas de trabalho para o Tecnólogo em Gestão Ambiental são boas, o mercado de trabalho está em alta, com boas oportunidades de emprego em Postos de serviços na iniciativa privada, públicas e organizações não governamentais (ONG’s), promover e elaborar projetos ambientais, identificar e avaliar agentes impactantes ao meio ambiente e atuar no monitoramento ambiental, conjuntamente com outros órgãos ligados ao meio ambiente, tais como prefeituras municipais nas áreas de atividades de planejamento: agrícola - industrial, construtoras, prestadoras de telecomunicação, transportadoras, empresas prestadoras de serviços, instituições financeiras, hospitais, empresas de consultorias.

Documentos:

ITEM DESCRIÇÃO LINK
Projeto Pedagógico de Curso (PPC)

Documento orientador de um curso que traduz as políticas acadêmicas institucionais com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Entre outros elementos, é composto pelos conhecimentos e saberes necessários à formação das competências estabelecidas; estrutura e conteúdo curricular; ementário; bibliografia básica e complementar; estratégias de ensino; docentes; recursos materiais; laboratórios e infraestrutura de apoio ao pleno funcionamento do curso.

Matriz Curricular Lista o conjunto de disciplinas, pré-requisitos e correquisitos a serem cursadas ao longo do curso de acordo com o período de entrada do aluno.
Trabalho de Conclusão de Curso Trabalho apresentado como requisito obrigatório para formação do aluno.

Regulamento de TCC

Estágio Proporciona ao aluno o contato com o mundo do trabalho, permitindo que teorias aprendidas em sala de aula sejam colocadas em prática, fazendo com que o aluno consolide sua formação e quando formado mais consciente do que lhe será exigido como profissional.

Regulamento de Estágio e documentos - IFMG

Lei do Estágio

Plano de Atividades de Estágio

Acompanhamento Semanal do Estágio

Avaliação do Estagiário pela Unidade Concedente

Regulamento para elaboração de relatório final de estágio

Avaliação do Estágio pelo estagiário

Consolidação de Avaliação do Estágio pelo Orientador

Termo Aditivo

Termo de Recisão

Orientações da Avaliação para a Banca Examinadora de Estágio Curricular

Avaliação de Defesa do Estágio pela Banca

Consolidação das Notas Concedidas pela Banca e Empresa

Carga Horária de Estágio Curricular

Normativa sobre Avaliação Discente no IFMG-GV Conjunto de normas relativas à padronização de distribuição de pontos, período de realização de provas, avaliação substitutiva.
Atividades Complementares de Graduação (ACG) Componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridos fora do ambiente escolar. RESOLUÇÃO 02 - Dispõe sobre o Regulamento das Atividades Complementares de Graduação (ACGs)
Links importantes Link da biblioteca com revistas digitais. Links Importantes
TCCs Defendidos Link da biblioteca com os Trabalhos de conclusão Trabalhos de conclusão de curso já defendidos no campus Governador Valadares. Link

Regimento de ensino

IFMG

Conjunto de normas que disciplinam as atividades de ensino comuns aos vários órgãos e setores integrantes da estrutura organizacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), com o objetivo de complementar e normatizar as disposições estatutárias e regimentais gerais. Regimento de Ensino (pdf)

Regimento Interno

IFMG-GV

Conjunto de normas que disciplinam as atividades comuns aos vários órgãos e serviços integrantes da estrutura organizacional do Instituto Federal de Minas Gerais, Câmpus Governador Valadares. Regimento Interno (pdf)