Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alegria e solidariedade marcam o encerramento do curso Cuidador de Idosos

Alegria e solidariedade marcam o encerramento do curso Cuidador de Idosos

publicado: 18/12/2017 09h57, última modificação: 20/12/2017 07h01

No dia 14 de dezembro aconteceu a formatura dos estudantes do curso Cuidador de Idoso, ofertado pela Coordenadoria de Extensão do IFMG - Campus Governador Valadares em parceria com a Escola Estadual Bom Pastor e a Casa Dona Zulmira. Ao todo, 18 concluintes participaram da cerimônia, que contou com a presença do diretor de Ensino do IFMG-GV, Valcimar Andrade, do coordenador de Extensão, Virgílio Resende, da diretora da E. E. Bom Pastor, Cleonice Martins Nunes, professores do curso, convidados e autoridades externas.

A professora de psicologia do Campus e paraninfa da turma, Mariana Oliveira, parabenizou os estudantes pela dedicação durante o curso. Segundo a docente, o curso atingiu "uma população que, apesar de ter pleno direito, não teve, em sua maioria, acesso à educação e formação profissional de qualidade. Vocês são verdadeiros vencedores e certamente futuros cuidadores de idosos qualificados e bem preparados", sentenciou.

Para o técnico em assuntos educacionais do IFMG-GV Giulliano Sousa, coordenador do curso, a formação em Cuidador de Idoso é "fundamental para a capacitação profissional e atendimento humanizado, tendo em vista o rápido envelhecimento da população brasileira e os desafios rumo à cidadania efetiva dos idosos".

Segundo ele, os cursos de formação  inicial e continuada contribuem para a inserção profissional e ascensão socioeconômica de numerosos estudantes, além de cumprir a missão social do IFMG, levando formação gratuita e de qualidade às regiões mais carentes da cidade.

Um gesto de amor ao próximo

Estudantes e servidores da Escola Estadual Bom Pastor e do curso de Formação Inicial Cuidador de Idoso entregaram, na última quarta-feira (13), dezenas de doações arrecadadas por meio da "Campanha de Doação para a Casa Dona Zulmira".

A ação foi organizada pela Escola por meio do Projeto Bom Pastor Solidário (coordenado pelos professores Cristiano e Rafaella) e pelo Instituto e contou ainda com o apoio da Associação Atlética Acadêmica das Engenharias IFMG-GV. Ao todo foram entregues à entidade mais de 150 quilos de alimentos não-perecíveis, além de diversos materiais de limpeza e produtos de higiene pessoal.

Os estudantes e servidores das duas instituições de ensino organizadoras da campanha visitaram a Casa de Recuperação e conversaram com os idosos. Um estudante da Bom Pastor fez uma apresentação musical para os internos.