Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus GV conquista menção honrosa na Olimpíada de Matemática dos IFs

Campus GV conquista menção honrosa na Olimpíada de Matemática dos IFs

por Comunicação publicado: 30/05/2023 12h35, última modificação: 31/05/2023 12h48

O estudante Gabriel Rossi Aguiar, do 3º ano do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho (TST), representou o IFMG Campus Governador Valadares na 2ª fase da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF/2022). O evento foi realizado no IFCE Campus Fortaleza, entre os dias 19 e 21 de maio de 2023. O professor de Matemática Bruno Bragança acompanhou o discente nessa etapa da competição.

Na primeira fase da olimpíada participaram mais de 7.000 alunos. Na prova da 2ª fase foram 383 estudantes de todo o Brasil. Gabriel ficou entre os 100 melhores e recebeu menção honrosa. O estudante ressaltou a oportunidade do intercâmbio e agradeceu o incentivo do IFMG. "A experiência de participar da 2ª fase da OMIF foi incrível. Conheci vários estudantes talentosos de todos os estados do Brasil e pude ver como as olimpíadas são importantes. Estou muito feliz com o resultado, foi uma honra representar meu campus nessa edição da OMIF em Fortaleza. Agradeço pelo incentivo do IF e apoio financeiro na participação no evento".

O estímulo permanente dos docentes da área de Matemática do IFMG-GV e a evolução da OMIF foram destacados pelo prof. Bragança. "É uma alegria, não só pra mim, mas para toda a equipe de Matemática do Campus GV, principalmente as professoras Ana Catarina e Deise Borel que acompanham o estudante desde o 1º ano, poder dar oportunidade para que os nossos estudantes participem de competições desse tipo e ainda obtenham um resultado final como no caso do estudante Gabriel. A OMIF é uma competição que tem crescido a cada ano e se destacado no cenário nacional não só pelas suas provas de ótima qualidade, mas também pela estrutura, principalmente da segunda fase, onde além da prova os estudantes e professores têm a oportunidade de participar de oficinas, palestras, etc".

Sobre a OMIF

A Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) é uma competição de matemática direcionada para alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio das instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. É realizada em duas etapas: a primeira na escola do candidato e a segunda em um campus da rede federal de educação profissional e tecnológica que é definido a cada ano para sediar a olimpíada do ano subsequente.

O projeto nasceu no "Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa", uma lei instituída como parte da Agenda Positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, cujo tema principal é “A Matemática está em tudo” e fez parte dos eventos comemorativos dos 10 anos da criação dos Institutos Federais brasileiros. Saiba mais no site oficial: https://omif.com.br.

Leia também! Alunos representam IFMG em competição de matemática das Instituições Federais