Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus passa a integrar Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce

Campus passa a integrar Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce

O IFMG - Campus Governador Valadares também será titular em três Câmaras Técnicas. A representação do Instituto será feita pelo professor Fábio Cruz, mestre em ciências ambientais e pesquisador na área de recursos hídricos e temáticas afins
publicado: 18/01/2018 14h23, última modificação: 18/01/2018 15h16

Dentre as 17 instituições do segmento sociedade civil, localizadas em Minas Gerais, que assumiram assento no  Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce) para o mandato 2018/2021 encontra-se o Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Governador Valadares. O representante do Instituto no órgão será o professor Fábio Monteiro Cruz, da área de engenharia ambiental. A solenidade de posse aconteceu no dia 31 de outubro, no auditório da Prefeitura Municipal de Governador Valadares, durante a 34ª Reunião Extraordinária do CBH-Doce.

Prof. Fábio ressalta que essa é uma importante conquista para o IFMG-GV, pois em oito anos de atividade na cidade, é a primeira vez que a instituição participará oficialmente do órgão. “As evidentes más condições de conservação da Bacia, produto de um processo histórico de sua ocupação desordenada, somada ao rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, tornaram ainda mais necessária e estratégica a atuação do Comitê e sua respectiva agência de Bacia na recuperação hidroambiental do rio Doce e seus afluentes principais”, opina Cruz.

Contribuições técnicas

Além da participação no CBH-Doce, o IFMG-GV também obteve titularidade nas Câmaras Técnicas de Integração dos Comitês Estaduais, de Capacitação e Informação e ainda na Câmara Técnica de Gestão de Eventos Críticos. Todas as câmaras possuem papel de assessoramento técnico do Comitê em pautas específicas, tais como planejamento de capacitações para os segmentos do Comitê e ainda planejamento hídrico na tomada de decisões em períodos de seca severa ou cheias pronunciadas.

Funcionamento dos Comitês

Os Comitês de Bacias Hidrográficas são organismos de caráter consultivo e deliberativo previstos na Política Nacional de Recursos Hídricos onde diversos segmentos e atores atuam efetivamente na busca da excelência na gestão integrada e participativa da água. A implementação de programas e projetos de caráter estruturante e não estruturante na Bacia passa em primeira instância pela aprovação de um Plano de Recursos Hídricos pelo Comitê. Saiba mais!