Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus realiza cerimônia de Colação de Grau de cursos superiores e técnico

Campus realiza cerimônia de Colação de Grau de cursos superiores e técnico

A solenidade aconteceu na noite do dia 11 de agosto, no auditório do Campus. Ao todo, 39 estudantes de dois cursos superiores e um curso técnico subsequente colaram grau e celebraram a data junto de seus familiares e amigos.
publicado: 14/08/2017 12h58, última modificação: 14/08/2017 13h36

Alegria, emoção e sensação de dever cumprido por parte dos estudantes e familiares marcaram a Colação de Grau dos cursos superiores e técnico do IFMG - Campus Governador Valadares. Realizada na noite do dia 11 de agosto, as solenidades ocorreram separadamente no auditório do campus sendo primeiro a Colação dos formandos em Engenharia de Produção e, na sequência, em Tecnologia em Gestão Ambiental e Técnico em Segurança do Trabalho Subsequente.

As cerimônias foram conduzidas de acordo com a Pauta da Solenidade Oficial de Colação de Grau, que contou por diversas vezes com a participação ativa dos alunos, dando espaço para que demonstrassem a emoção nesta data especial.

“É um sentimento maravilhoso viver o dia de hoje depois de cinco anos de muita luta”, revela a oradora da turma de Engenharia de Produção, Thaís de Sousa Rocha. Ela arremata ressaltando sua avaliação sobre a educação ofertada pelo IFMG. “A formação é muito boa, os professores excelentes. Se o aluno for competente e correr atrás ele consegue ser um ótimo profissional”.

Os formandos celebraram a data junto de seus familiares e amigos. A mesa foi composta pelo diretor substituto, Neuber Samy Ferreira de Souza, o diretor de ensino, Valcimar Silva de Andrade, coordenadores de curso, docentes convidados como paraninfos e/ou patronos. Também houve entrega de placas a técnicos administrativos homenageados.

A mãe do formando João Mauro Lacerda carregava no rosto um sorriso largo pela formação superior do filho em uma rede federal de ensino. “É uma grande vitória para a nossa família ele se formar em Engenharia de Produção numa escola pública do nível do IFMG. Só tenho a agradecer, primeiramente, a Deus e também ao Instituto porque todo o pessoal aqui sempre foi muito atencioso com a gente. Eu sinto muito orgulho do estudo público daqui. Não deixou nada a desejar, é muito bom mesmo”, garantiu.

O formando em Tecnologia em Gestão Ambiental Crisolino Ferreira da Costa Filho é professor e advogado, e buscou no IFMG a ampliação do seu campo de atuação. “Sempre tive interesse em trabalhar na área do Direito Ambiental. Então, para mim o curso foi uma forma de conciliar essa pretensão. E a formação aqui já rendeu frutos; vou começar a lecionar na faculdade onde trabalho disciplinas de gestão e legislação ambiental”, comemora. Quanto à sua avaliação sobre o curso, sentencia: “Tudo começa pela qualidade dos professores, todos muito bem qualificados. E isso foi passado para os estudantes de forma otimizada, muito bom mesmo”.

Sandra Regina de Oliveira Sousa, formanda da área de Segurança do Trabalho, conta que iniciou esse mesmo curso em uma rede particular, mas teve de parar por dificuldades financeiras. “Tive essa oportunidade aqui no IFMG e agarrei com todas as minhas forças. Confesso que não foi nada fácil porque a gente enfrenta várias barreiras e dificuldades ao longo da caminhada. Por isso estou muito feliz por conseguir me formar; e posso afirmar que o ensino daqui é 100% de qualidade, realmente a gente aprende de verdade. Saio preparada para o mercado de trabalho”, declarou.

No encerramento, o diretor Neuber Samy parabenizou os estudantes e seus familiares pela formatura e reforçou a importância de conduzirem a carreira profissional com coragem e determinação. “É sabido que vamos passar por muitos obstáculos ao longo da vida. Alguns apresentarão mais dificuldades para superá-los, outros menos. Mas o que vai fazer a diferença mesmo é a força de vontade de cada um diante dos desafios. Continuar ou desistir é apenas uma opção. Então, nunca desistam porque um dia vocês alcançarão seus objetivos”.

Ao todo, colaram grau 39 estudantes, sendo 11 em Tecnologia em Gestão Ambiental, 11 de Engenharia de Produção, e 17 do curso Técnico em Segurança do Trabalho.