Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunidade acadêmica dá exemplo de solidariedade

Comunidade acadêmica dá exemplo de solidariedade

Em clima de alegria, servidores, estudantes e seus familiares participaram da campanha de doação voluntária de sangue promovida pelo Campus no dia 02/12. A intenção é realizar a ação duas vezes ao ano para que a atitude torne-se um bom hábito
publicado: 06/12/2017 10h00, última modificação: 14/12/2017 13h57

O sábado começou chuvoso, bastante convidativo para se aliar à preguiça. Mas o compromisso de fazer o bem por meio da doação voluntária de sangue prevaleceu para membros da comunidade IFMG - Campus Governador.

Assim, na manhã do dia 02 de dezembro, o Hemocentro Regional de Governador Valadares ficou movimentado com a campanha promovida pelo Instituto com o apoio de servidores, estudantes e seus familiares.

O servidor Peter Souza, técnico em eletrotécnica do Campus, foi um dos primeiros a chegar, acompanhado da esposa, Isabel Miranda, que também foi doadora. “Fiquei muito feliz em poder contribuir. O processo é extremamente ágil e simples, os colaboradores do Hemocentro são super atenciosos e profissionais. Sem dúvidas, irei participar de outras doações”, declarou animado. E completou: “Gostaria de parabenizar a colega Mirian Pascoal e os demais envolvidos pela organização desse momento especial”.

A jornalista Mariana Souza, esposa do servidor Eduardo Oliveira, técnico em audiovisual do Instituto, também abraçou a causa. “Fiz minha primeira doação de sangue em 2014, graças a uma campanha da empresa em que trabalhava. Tentei doar outras vezes depois disso, mas não pude. Aproveitei a iniciativa do IFMG para doar novamente. Uma ação simples e que exige tão pouco de nós pode salvar inúmeras vidas e nos faz um bem enorme. Pretendo continuar fazendo isso sempre”. Uma prima de Mariana, que está de férias na casa do casal, também reforçou o time de doadores.

Jovens exemplos

Os estudantes também fizeram bonito na campanha. Maicon Arcanjo, aluno do 1º ano do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho foi um deles. Aos 16 anos fez sua primeira doação, acompanhado da mãe Edirce Silva, que revela orgulho do filho. “Eu acho muito linda a atitude dele. Um menino tão novo preocupado em ajudar o próximo. Há uns dez anos eu doei pela primeira vez para um sobrinho. Essa iniciativa do Maicon me animou novamente; quero voltar a doar”.

O jovem conta porque resolveu colaborar com a campanha. “Já há algum tempo queria doar, porém, só pude agora que completei 16 anos. O que me motivou mesmo é saber que diversas pessoas precisando de doadores de sangue, seja por conta de um acidente ou alguma doença mesmo. E também, que apenas uma doação já é suficiente para ajudar mais de uma pessoa. Acho importante que todos aqueles que estão aptos, realmente doem. É rápido, simples e, diferente do que muitos pensam, não dói nada”, garantiu.

Balanço

A técnica de enfermagem do Campus, Mirian Pascoal, que trabalhou por 16 anos no Hemocentro, explica a contribuição do ato. “Realizar a captação de doadores de sangue não é fácil. Infelizmente, a maioria das pessoas só toma consciência da importância dessa ação quando tem um familiar ou amigo precisando. O nosso objetivo é conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da doação voluntária para a manutenção do estoque do Hemocentro, pois a necessidade de sangue não marca dia nem hora, vem muitas vezes como uma urgência”.

Continuidade

Algumas pessoas não puderam realizar a doação por estarem gripados ou outra questão de saúde que impossibilita a doação. Contudo, se comprometeram a fazerem a doação em breve.

A intenção do IFMG-GV é realizar a campanha duas vezes ao ano.