Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dia Mundial da Água: comunidade acadêmica reflete sobre o tema em webinário; assista pelo YouTube
conteúdo

Notícias

Dia Mundial da Água: comunidade acadêmica reflete sobre o tema em webinário; assista pelo YouTube

por Comunicação publicado: 24/03/2021 15h06, última modificação: 24/03/2021 15h06

Na última segunda-feira, 22 de março, o IFMG – Campus Governador Valadares promoveu um webinário para refletir sobre a água, importante recurso natural que necessita ser utilizado de maneira sustentável. A atividade marcou as comemorações do Dia Mundial da Água.

O evento ocorreu de forma online e ofertou cinco atividades, entre roda de conversa e palestras. Teve cerca de 320 inscritos e mais de 1.800 visualizações ao longo de toda a programação. Todos os conteúdos já estão disponíveis no canal do Campus no YouTube.

Balanço

Professor Luiz Fernando da Rocha Penna, um dos integrantes da Comissão Organizadora, avalia que “o evento foi um sucesso”, destacando que os participantes tiveram a oportunidade de relembrar alguns conceitos, fatos e técnicas relacionados ao tema.

A atividade de abertura foi uma roda de conversa que apresentou projetos de pesquisa relacionados ao tema desenvolvidos por estudantes dos cursos técnicos e superiores do Campus.

A primeira palestra, intitulada Terra: Planeta água?, foi ministrada pelo prof. Penna. De acordo com o docente, a apresentação teve objetivo educativo, informativo, provocativo, no intuito de lembrar aos participantes fatos que ocorreram na bacia do rio Doce e, principalmente, o que cada um de nós podemos fazer para não deteriorar ainda mais esse importante recurso.

A segunda palestra, Outorga de Direito de Uso dos Recursos Hídricos, foi conduzida pela consultora ambiental Vanessa Sérgio Monteiro e mostrou aos participantes os caminhos para solicitação da outorga junto ao órgão ambiental.

Na sequência foi apresentada a palestra Drenagem Urbana Sustentável, com a profa Dra Lôide Angelini Sobrinha (UFGD), que apontou alternativas interessantes à drenagem urbana convencional, onde o objetivo é promover maior infiltração de água no solo.

O fechamento do evento se deu com a palestra Base de dados ambientais para gestão de recursos hídricos e estudos hidrológicos, pelo engenheiro hidrólogo Micael de Souza Fraga (IGAM), que explicou os caminhos para se conseguir informações importantes para obter o licenciamento ambiental.

Veja mais!

No canal do IFMG-GV no YouTube estão disponíveis conteúdos diversos sobre ciência, tecnologia, empreendedorismo, meio ambiente, entre outros. Inscreva-se em nosso canal, ative as notificações e fique por dentro das novidades publicadas no canal.  Acesse www.youtube.com/ifmgcampusgv.