Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Campus entre as equipes vencedoras do Desafio de Inovação

Estudantes do Campus entre as equipes vencedoras do Desafio de Inovação

Das quatro equipes que estiveram na grande final do projeto, três tinham como integrantes estudantes do IFMG-GV, duas se sagraram campeãs. O prêmio inclui a quantia de R$ 1.200, além de acompanhamento técnico e capacitações.
publicado: 26/11/2019 10h00, última modificação: 27/11/2019 17h20

Luisa Nery e Mauri Nunes, alunos do curso de Engenharia de Produção do IFMG - Campus Governador Valadares, integraram, respectivamente, as equipes Universidade Atende e Easy Vagas, grandes campeãs na final do Desafio de Inovação 2019.

O evento, promovido pelo Inova em Rede - coletivo formado por professores das instituições de ensino superior da cidade - foi realizado no sábado do dia 9 de novembro, contou com a participação da UFJF – Campus GV, Faculdade Pitágoras, Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac) e Universidade do Vale do Rio Doce (Univale).

Cada uma das equipes vencedoras faturou R$ 1.200,00, além de oportunidades de acompanhamento técnico e capacitação para o desenvolvimento da ideia de negócio. Uma terceira equipe, que também teve a participação de estudantes do IFMG-GV, foi a Biosolução.

Entenda a proposta

A proposta do Desafio de Inovação visa, a partir de uma ação multi-institucional, estimular o desenvolvimento de ideias e negócios, que tem por objetivo o desenvolvimento econômico e a geração de empregos local. As atividades do projeto tiveram início em maio deste ano com oito equipes, sendo que quatro chegaram à grande final no dia 9. Ao longo desse período, as equipes receberam capacitações em Design Thinking, Business Canvas, Mínimo Produto Viável, Análise Econômica-Financeira e Pitch.

Para Tatielle Menolli Longhini, professora do IFMG-GV, voluntária na equipe organizadora do evento, esse tipo de atividade é o que reforça a criação de um ambiente colaborativo, de crescimento mútuo. "Essas iniciativas estimulam os estudantes a saírem de suas zonas de conforto ao se relacionarem com atividades multidisciplinares e equipes multi-institucionais. A ideia é que o Desafio se consolide como uma prática bianual, que impulsione ações de inovação e empreendedorismo".

O desafio na opinião dos estudantes vencedores

"O Desafio de Inovação trouxe uma bagagem enorme de muito conhecimento e experiências trocadas. Ao final pudemos perceber que quando a gente corre atrás, o resultado sempre é positivo, e ganhar o prêmio foi apenas uma consequência do nosso empenho e dedicação. As capacitações ao longo do DI foram excelentes e nos proporcionaram pensamentos fora da caixinha para sanar as dificuldades do projeto. Espero que outras pessoas possam ter a mesma oportunidade e que elas possam lutar pela sua ideia até o fim, como fizemos, porque isso foi apenas o início da trajetória do nosso projeto, com o prêmio e os cursos oferecidos a nós da equipe, pretendemos seguir em frente e evoluir cada vez mais nossa ideia". (Luisa Nery, integrante da equipe vencedora "Universidade Atende")

"Participar do Desafio de Inovação foi uma experiência única na minha vida. Nunca havia participado de tal movimento com este intuito e acho fundamental para a nossa geração atual ficar ligado e conectado com todos os recursos e tecnologias novas que surgem todos os dias. Você se preocupar com os outros e ajudar a solucionar problemas comuns através do uso da tecnologia de ponta é algo essencial para toda a população mundial. O Desafio nos mostrou isso e assim seguiremos em frente. Vencemos a primeira etapa de diversas agora pelo caminho, pois, há muito trabalho e desempenho para que nossa startup esteja finalmente atuando". (Mauri Nunes, integrante da equipe vencedora "Easy Vagas")

Siga as equipes e o projeto pelo Instagram:

Inova em Rede - @inovaemredegv

Universidade Atende - @universidadeatende