Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes dos cursos técnicos participam de aula prática de Geografia

Estudantes dos cursos técnicos participam de aula prática de Geografia

por Comunicação publicado: 30/08/2022 14h19, última modificação: 30/08/2022 14h24

Com o objetivo de consolidar os conhecimentos teóricos das aulas de Geografia III, estudantes dos cursos técnicos Integrados em Edificações e Segurança do Trabalho do IFMG - Campus Governador Valadares participaram de aula prática no último sábado, dia 27 de agosto.

A professora Daniela Cunha explica que a atividade teve como principal objetivo “oportunizar aos alunos conhecimento sobre o instrumento decibelímetro  e, como objetivos específicos, revisar conceitos importantes em Geografia e Meio Ambiente como poluição e poluição sonora e fatores que influenciam na temperatura e umidade relativa do ar”.

Os discentes de cada curso, em seus respectivos horários de aula, foram divididos em grupos, tendo cada um recebido um decibelímetro no qual também estavam acoplados sensores de medição de temperatura e umidade relativa do ar. Cada grupo se dirigiu a um espaço específico do campus: ginásio, onde ocorriam aulas de educação física, cantina, corredor do prédio de ensino e área próxima ao asfalto da Av. Minas Gerais.

Aula Prática Geografia III com 3os TED e TST_ginásio“Ao final das medições e novamente em sala de aula, os estudantes puderam comparar os dados obtidos em cada ponto de medição e, consequentemente, por exemplo, apresentar causas dos maiores registros de temperatura na região próxima ao asfalto e dentro do ginásio, bem como quais foram os fatores que interferiram na umidade relativa do ar e também nos níveis de ruído registrados”, detalha profª Daniela.

Segundo a docente, a atividade prática oportunizou também “a análise dos efeitos da poluição sonora na saúde em geral, especialmente nos estudantes, que com frequência utilizam fones de ouvido, equipamento que, usado indevidamente causa sérios danos à saúde auditiva, dentre outros problemas”.